O LEGISLATIVO CONVIDA PROFESSOR JOSÉ GERALDO DE SOUSA JR. - TECENDO O FIO DEMOCRÁTICO DA FORMAÇÃO JURÍDICA CRÍTICA NO ESPAÇO DA POLÍTICA.
Palavras-chave:
Poder Legislativo, Audiências Públicas, José Geraldo de Sousa Jr, Direitos Humanos, Democracia.Resumo
A homenagem que o presente artigo faz ao professor José Geraldo de Sousa Jr. é um registro histórico a partir do levantamento das diversas participações dele em audiências públicas realizadas no Congresso Nacional entre os anos de 1987 a 2021. Obteve-se como resultado sua atuação em diversos eventos (audiências públicas, seminários) e em variadas comissões, a convite de uma pluralidade de parlamentares, envolvendo temáticas referentes à proteção dos direitos humanos, à defesa da democracia e da ética pública. O inesperado ocorreu quando se encontrou a ata de reunião em que constava sua participação em defesa dos instrumentos de participação democrática durante os debates da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais da Assembleia Constituinte, em 1987. O artigo pretendeu identificar e, propositadamente, oferecer a leitura de principais trechos da narrativa traçada pelo homenageado promovendo o diálogo entre Academia e Poder Legislativo como forma de afirmar a relevância da democracia tanto para a ação política quanto na formação jurídica defendida como instrumento de liberdade. Obteve-se como resultado um fio condutor que transporta os valores democráticos por meio da defesa inconteste da cidadania ativa e da sustentação do sujeito coletivo de direitos que emerge e conduz o processo de transformação em busca da justiça social, que é base de sua principal obra: O Direito Achado Na Rua.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, R.O.; WOLKMER, A.C. As questões delimitativas do direito no pluralismo jurídico. In: WOLKMER, A. C.; VERAS NETO, F.Q.; LIXA, I.M (org). Pluralismo jurídico: os novos caminhos da contemporaneidade. São Paulo: Saraiva. p. 195-222. 2013.
AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia no Brasil. Uma análise da crise 2013-2018. Novos estudos. CEBRAP. p 273-289. mai-ago 2018.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Ata das Comissões. Assembleia Nacional Constituinte. Ano 1. Diário Oficial. Suplemento ao n. 66. Quarta-feira, 27 de maio de 1987. Brasília-DF. Disponível em: https://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/sup66anc27mai1987.pdf#page=127, acesso em 07 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Audiência Pública Extraordinária (virtual) na Comissão de Educação, 05 abr. 2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/60826/sessao/546281?video=1617636352287, acesso em 01 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Legislação Participativa. Seminário Conjunto das Comissões CDHM e CLP, 27 ago. 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/56677/sessao/78244, acesso em 01 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Notas Taquigráficas da Comissão de Cultura. Audiência Pública, Brasília: Câmara dos Deputados, 14 jul. 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/textoHTML.asp?etapa=11&nuSessao=0900/16&nuQuarto=0&nuOrador=0&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=14:00&sgFaseSessao=&Data=14/7/2016&txApelido=CULTURA&txFaseSessao=Audi%C3%AAncia%20P%C3%BAblica%20Ordin%C3%A1ria&txTipoSessao=&dtHoraQuarto=14:00&txEtapa=, acesso em 02 de nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda Constitucional n. 554, de 1997. Convoca Assembléia Nacional Constituinte a partir de 1º de fevereiro de 1999. Brasília: Câmara dos Deputados, 1997. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=14819&ord=1. Acesso em: 06 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Reportagem Especial. Constituição de 88: os princípios da República e atuação do país no cenário internacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 10 jul. 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/541797-constituicao-de-88-os-principios-da-republica-e-atuacao-do-pais-no-cenario-internacional/, acesso em 02 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Série: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Os Direitos Humanos no Cotidiano. Brasília: Câmara dos Deputados, 01 abr. 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/tv/554518-serie-70-anos-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos-os-direitos-humanos-no-cotidiano/, acesso em 01 nov. 2021.
COSTA, Alexandre Bernardino. O Direito Achado na Rua e o Neoliberalismo de Austeridade. In: O Direito Achado na Rua - volume 10 - Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. Org. José Geraldo de Sousa Jr. [et. al] Brasília: OAB Editora; Editora Universidade de Brasília, 2021. p. 135-148.
LYRA FILHO, Roberto. O Que é Direito. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MOURA, Márcia Abrahão Moura e Mônica Nogueira. As Universidades e seu papel para a promoção da cidadania e a defesa dos direitos fundamentais. In: O Direito Achado na Rua - volume 10 - Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. Org. José Geraldo de Sousa Jr. [et. al] Brasília: OAB Editora; Editora Universidade de Brasília, 2021. p. 27-32.
PAIXÃO, Cristiano, Eneida Vinhaes Bello Dultra e José Eymard Loguercio. Os mundos do trabalho no Brasil: desconstrução e resistência. In: O Direito Achado na Rua - volume 10 - Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. Org. José Geraldo de Sousa Jr. [et. al] Brasília: OAB Editora; Editora Universidade de Brasília, 2021. p. 655-670.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de (org. et al.). O Direito Achado na Rua: concepção e prática. Rio de Janeiro: Editora Lumen. Juris, 2015.
. O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. Brasília: OAB Editora; Editora Universidade de Brasília, 2021:71-101.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. O Direito Achado na Rua: questões de teoria e práxis. In: O Direito Achado na Rua - volume 10 - Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. Org. José Geraldo de Sousa Jr. [et. al] Brasília: OAB Editora; Editora Universidade de Brasília, 2021. p. 71-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Direito.UnB concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Direito.UnB (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) a qualquer momento após à definição do processo editorial.
- Autores concordam que, eventualmente, seus trabalhos poderão ser agregados pela Revista Direito.UnB às bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou que existam no futuro (indexadores e bancos de dados futuros). Os detentores dessas bases de dados terão a possibilidade de realizar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e/ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.