Online Dispute Resolution (ODR) para o comércio eletrônico em termos brasileiros
Palavras-chave:
TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), Comércio Eletrônico, Administração de justiça, ODR (Resolução Online de Disputas), BrasilResumo
Este texto estuda os ODR para resolver disputas legais decorrentes do comércio eletrônico. O objetivo é reunir e apresentar elementos conceituais, normativos e factuais relacionados à s TIC, ao comércio eletrônico e à solução de disputas legais, tendo como pano de fundo a regulamentação e a realidade brasileiras. Os ODR são abordados considerando os esforços internacionais para regulamentá-los e à s normas existentes no Brasil, a fim de apreciar o desenvolvimento da questão neste país e identificar alguns desafios para o futuro. Conclui-se que os ODR são uma alternativa adequada para ampliar o acesso à justiça em busca duma maior eficácia e que, embora também sirvam para resolver conflitos que surjam offline, são ideais para conflitos decorrentes de relações jurídicas estabelecidas em um ambiente digital. Observa-se também que a ausência de um regime jurídico abrangente sobre ODR não impediu que os mecanismos de ODR tivessem um desenvolvimento incipiente no Brasil. No entanto, vários desafios foram identificados, dentre os quais se destacam o desconhecimento desses mecanismos, suas vantagens e operação, e a alta propensão a litígios que prevalecem no país. Superá-los permitiria que os ODR fossem mais utilizados no Brasil.
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