Innovation, Hotel Industry and Megatrends
an introductory study
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.35753Keywords:
inovação; megatendências; tendência; hotelaria; turismoAbstract
Tourism, as a socioeconomic phenomenon, influences and is influenced by the waves and tendencies of the contemporary society. This article’s scope is to discuss the concept of innovation inserted on tourism, presenting the megatrends introduced by the Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS, 2018), applied in this context to examples in the hotel industry area. Furthermore, the methodology that made this possible was based on exploratory research through systematic bibliographic review on tourism and knowledge management ibero-american databases, followed by documental analisis, presenting hotelary as its target. The results point to a theoretical gap between megatrends, trends and tourism innovation, and also indicate that the most found megatrends in the hotel industry are Technological Development, Sustainability and Individualization.
Downloads
References
Aires, J. D. M. A inovação na perspectiva de diretores de hotéis em Aveiro ”“ Portugal. (2017). Turismo - Visão e Ação, [S.L.], v. 19(3), 487. Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=29256
Araújo, R. M. d., & Ernesto Filho, I. E. (2014). Meios de hospedagem: um estudo sobre marcas no contexto da inovação. Revista Iberoamericana de Turismo, 4(1). Recuperado de http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1234
Azevedo, E. A. d., & Barros Neto, J. J. d. S. (2017). Os novos cenários turísticos: inovação, planejamento e as megatendências. A Barriguda: Revista Científica, 7(2) Recuperado de http://www.abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/384
Barbieri, J. C.; Cajazeira, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2012.
Battaglia, R. (2018). O hotel japonês repleto de robôs-dinossauro. Recuperado de https://super.abril.com.br/sociedade/o-hotel-japones-repleto-de-robos-dinossauro/
Belmiro, J. N.; Claro, J. A. C.; Dias, A. H.; & Sarmento, M. B. C. S. (2011). Inovação de valor: o caso citizenm hotels value innovation: a case study of Citizenm hotels. Revista de Turismo visão e ação ”“ Eletrônica. v. 13(3), 299-310. Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=29755
Beni, M. C. (1996). Globalização do Turismo - Comunicação e Concorrência no Mercado Internacional. Turismo em Análise, São Paulo, p. 63-70, maio. Recuperado de http://www.periodicos.usp.br/rta/article/viewFile/63259/66043
Benur, A. M.; Bramwell, B. Tourism product development and product diversification in destinations. Tourism Management, v. 50, p. 213-224, 2015. Recuperado de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517715000412.
Cacho, A. do N. B., & Azevedo, F. F. de. (2010). O Turismo no Contexto da Sociedade Informacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 4,(2), 31-48. Recuperado de https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/266
Calixto, F. (2016). Padronização vai para a gaveta em movimento de individualização nos hotéis da Accor. São Paulo. Recuperado de https://hoteliernews.com/noticias/padronizacao-vai-para-a-gaveta-em-movimento-de-individualizacao-nos-hoteis-da-accor-71465
Cardoso, M. L. & Figueiredo, M. D. de. (2016). Práticas de inovações sustentáveis: estudo qualitativo no setor hoteleiro em Fortaleza/CE. Caderno Virtual de Turismo, v. 16( 1), 46-59. Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=25362
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
Comunicação, N. (2019). Robô é o novo recepcionista de tradicional hotel no interior de São Paulo. Maringá. Recuperado de https://revistaeconomia.com.br/robo-e- o-novo-recepcionista-de-tradicional-hotel-no-interior-de-sao-paulo/
Dencker, A. de F. M. (2007). Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura.
Conforto, E. C., Amaral, D. C., & Silva, S. D. (2011). Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Trabalho apresentado, 8. Recuperado de: https://bit.ly/37GNUWO
Copenhagen Institute for Futures Studies (CIFS). (2018). Megatrends Futures Innovation. [Process Industries: Innovation & Futures]. Recuperado de https://bityli.com/rw3Td
García, F. A. ,Filho, L. A. M. M. & Júnior, A. d. S. (2016). Turismo e inovação: uma proposição de modelo de sistema de gestão para configuração de Destinos turísticos inteligentes. Revista de Cultura e Turismo: Edição Especial: Destinos Turísticos Inteligentes, 10, (2), 23-32. Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=25697
Gil, J. (2020). Megatendências Globais e sua aplicação em Turismo.[Apostila do curso de Planejamento de Cenários Futuros como Determinante para Produção de Inovação em Turismo]. Curitiba: Amplia Mundo/OBSTUR-PR.
Hinojosa, V. (2019). Ecoturismo: 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo. Recuperado de https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Viagem/noticia/2019/04/ecoturismo-10-hoteis- sustentaveis-ao-redor-do-mundo.html
Panosso Netto, A.; Mazaro, R. Competitividade e inovação no Turismo.in: Beni, M.C.(2012). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri: Manole.
Panosso Netto, A., Oliveira, L. S, & Severini, V. R. (2020, junho). Do overtourism à estagnação. Reflexões sobre a pandemia do Coronavírus e o turismo. Cenário: revista interdisciplinar em turismo e território, 8(14), 26. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/32002/26352
Perinotto, A. R. C., & Siqueira, R. A. d. (2018). As novas tendências do
Marketing digital para o setor turístico. Revista Turismo: Estudos e Práticas (RTEP/UERN), 7(2). Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=29046
Richardson, R. J. (2012). Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Rivas, K. (2020). Conheça o room-office, a saída para o setor hoteleiro na pandemia: de hospedagem a escritório privado, conheça o mais novo concorrente dos coworkings. Recuperado de https://investnews.com.br/negocios/room-office-a-saida- para-o-setor-hoteleiro-na-pandemia/
Sacramento, P. M. & Teixeira, R. M. (Agosto de 2014). Implementação de ações inovadoras e empreendedorismo: Estudo de múltiplos casos em empresas hoteleiras de pequeno porte. Caderno Virtual de Turismo, v. 14 (2), 183-203. Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=24968
Santos, C. A. D. (2011). Pequenos negócios: Desafios e perspectivas”“Programas nacionais do SEBRAE. Carlos Alberto dos Santos, coordenação, 1, 59. Recuperado de http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/eb371126769c657cec60938c3816b38b/$File/NT00046726.pdf
Santos, T. (2020). Coronavírus: Belo Horizonte sedia primeiro hotel do país adaptado para a pandemia. Recuperado de https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/25/interna_gerais,1132166/coronavirus- bh-sedia-primeiro-hotel-do-pais-adaptado-para-pandemia.shtml
Silva, E. da.; Valentim, M. L. P. (2018). A contribuição dos sistemas de inovação e da cultura organizacional para a geração de inovação. Informação & Informação, v. 23(1), 450 ”“ 466,
jan./abr. Recuperado de http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27693.
Sousa, B. M. (2016). A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(1). Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=26653
Yeoman, I., Rebecca, T. L. Y., Mars, M., Wouters, M. (2012). 2050 ”“ Tomorrow’s Tourism. Channel View Publications, Toronto.
Wonderful Copenhagen. (2020). The End of Tourism as we Know It: towards a new beginning of localhood”.
Yu, A., & Klement, C. (2008). Inovação na indústria hoteleira: complementação entre inovações tecnológicas e inovações baseadas em serviços. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 1(3). Recuperado de http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=25929
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.