Ecoturismo em unidades de conservação : proposta para o Parque Natural Municipal das Dunas de Ingleses e Santinho, Florianópolis-SC = Ecotourism in conservation units : proposal for Natural and Municipal Park of the Ingleses and Santinho Dunes...
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i4.16533Palavras-chave:
TurismoResumo
Os primeiros estudos relacionados ao ecoturismo no Brasil datam de pouco mais de trinta anos. Todavia, a extensa biodiversidade encontrada em território nacional o posiciona como potencial destino para a prática da atividade turística em contato com a natureza. O atual cenário favorece o estabelecimento de unidades de conservação, que tem como objetivo garantir legalmente a preservação de áreas com características naturais relevantes. Dentre suas categorias de manejo estão os parques naturais, que permitem a visitação pública em suas dependências, desde que planejada e executada de modo participativo e sustentável. No ano de 2007, a criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Ingleses e Santinho, em Florianópolis, começou a ser discutida com o intuito de conter o crescimento urbano sobre as dunas e a vegetação de restinga, bem como desenvolver socioeconomicamente a região, porém, o poder legislativo do município ainda não aprovou a sua instituição. Sendo assim, o presente estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica, pretende apresentar propostas referentes à implantação de atividades de ecoturismo, à participação comunitária nos processos gerenciais e à formulação de estratégias para a sustentabilidade ambiental, social e econômica da unidade de conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.