A imagética das devoções populares e os espaços sagrados no semiárido cearense
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i4.16534Palavras-chave:
Ciências Sociais; Turismo; Geografia HumanaResumo
A finalidade no presente trabalho não é fazer uma descrição detalhada da religiosidade popular, mas percorrer as sinuosidade dessa tradição, ressaltado as práticas de deslocamento, devoção e pagamento de promessa. A cidade escolhida foi Canindé, localizada no semiárido cearense, lugar de fervorosa devoção à São Francisco de Assis. A romaria é local de encontro com Deus e com o outro, gestos de solidariedade vão sendo construídos, espaços de socializações e trocas de experiências com o vivido são formados. Recorre-se a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, etnografia e observação participante,empregado na tentativa de compreender os fenômenos sociais com suporte numa investigação mais próxima dos significados e comportamentos humanos. Dentre os resultados estão os romeiros que se acham eternos devedores da graça; a fé ligada no deslocamento; o pagamento da promessa para si e terceiros; sacralidade da festa e a religiosidade ligada a lógica do merecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.