Turismo rural, sustentabilidade e educação ambiental

uma revisão sistemática

Autores

  • Ivonete do Carmo de Lourdes Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Marechal Cândido Rondon, PR, BR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39150

Palavras-chave:

turismo rural, educação ambiental, sustentabilidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar as publicações que discutem sobre o turismo rural e sua relação com a educação ambiental e sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se da revisão sistemática com metanálise com tipo de pesquisa exploratório e abordagem para análise mista dos dados, ou seja, qualitativa e quantitativa. Para isto, utilizou-se como apoio o software Ucinet®. A coleta de dados foi por meio da revisão bibliográfica dos artigos selecionados nas bases Web of Science. Os resultados encontrados apontam que os trabalhos pesquisados consideram o turismo de baixo carbono como uma forma alternativa ao turismo convencional, com menor impacto ambiental. Os investimentos em infraestrutura podem promover a redução da pobreza, impulsionar o desenvolvimento econômico, aumentar empregos e renda dos mais pobres, ainda os autores destacam que, incluir as comunidades é fundamental para o caminho que visa aumentar a sustentabilidade social e contribuindo para sistemas de turismo socialmente sustentáveis  e inclusivos.

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Publicado

16-02-2023

Como Citar

de Lourdes, I. do C. (2023). Turismo rural, sustentabilidade e educação ambiental: uma revisão sistemática. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 10(2), 225–239. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39150

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