Turismo rural, sustentabilidade e educação ambiental

uma revisão sistemática

Autores

  • Ivonete do Carmo de Lourdes Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Marechal Cândido Rondon, PR, BR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39150

Palavras-chave:

turismo rural, educação ambiental, sustentabilidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar as publicações que discutem sobre o turismo rural e sua relação com a educação ambiental e sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se da revisão sistemática com metanálise com tipo de pesquisa exploratório e abordagem para análise mista dos dados, ou seja, qualitativa e quantitativa. Para isto, utilizou-se como apoio o software Ucinet®. A coleta de dados foi por meio da revisão bibliográfica dos artigos selecionados nas bases Web of Science. Os resultados encontrados apontam que os trabalhos pesquisados consideram o turismo de baixo carbono como uma forma alternativa ao turismo convencional, com menor impacto ambiental. Os investimentos em infraestrutura podem promover a redução da pobreza, impulsionar o desenvolvimento econômico, aumentar empregos e renda dos mais pobres, ainda os autores destacam que, incluir as comunidades é fundamental para o caminho que visa aumentar a sustentabilidade social e contribuindo para sistemas de turismo socialmente sustentáveis  e inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso, G. R. (2019). El agroturismo, una visión desde el desarrollo sostenible. Revista Centro Agrícola, 46 (1) enero-marzo, p. 62-65

Barata, R. C. B. (2016). Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG, 13 (1) jan.-abr., Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/artigo_10_coisas.pdf . Acesso em: 02 de julho de 2021.

Berwanger, O.; Suzumura, E. A.; Buehler, A. M.; oliveira, J. B. Como avaliar criticamente revisões sistemáticas e metanálises? Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 19 (4), out.-dez, 2007. Disponível em: http://www.amib.com.br/rbti/download/artigo_2010614135112.pdf. Acesso em: 01 de julho de 2021.

Brasil. (1988). Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico

CAPES. Journal Citation Reports, (2017). Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Journal%20Citation%20Reports%20(JCR)%20-%20Guia%20de%20uso%20-03.10.2017.pdf. Acesso em 02 de julho de 2021.

Fonseca, R. C. V. (2012). Metodologia do trabalho científico. Curitiba, PR: IESDE Brasil

Fontana, R. F. (2010). Inovação no planejamento do turismo e da hospitalidade no espaço rural. In Santos, E. O.; Souza, M. (Orgs.). Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri, São Paulo: Manole, p. 259-273.

Fontana, R. F.; Santos, J. C. V.; fontana, A. C. (2020). Hotel Fazenda enquanto contributo para o desenvolvimento rural sustentável: um ensaio teórico. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 13 (28), p. 251-264, jun. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/28/desenvolvimento-rural-sustentavel.html

Gadotti, M. (2008). Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire.

Galvão, T. F; Pereira, M. G.. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 23 (1) p. 183-184, mar.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Grimm, I.J. (2016). Mudanças climáticas e o turismo: estratégias de adaptação e mitigação. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 250p.

Klein, A. L.; Troian, A.; Souza, M. de. (2011). O Turismo Rural Pedagógico e a Educação Ambiental: As Ações Pedagógicas Desenvolvidas na Fazenda Quinta da Estância Grande – Viamão (RS). Revista eletrônica do mestrado em Educação Ambiental, Disponível em: https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/36366, acesso em 10/07/2021.

Medeiros B. A., et al. (2011). A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, 4 (1).

Leff, E. (2015). (11.ed.). Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2013) (2. ed.) Novo Hamburgo: Feevale

Reigota, M. (1994). O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense.

Rodrigues, C.L.; Ziegelmann, P.K. (2010). Metanálise: Um guia prático. Revista Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 30 (4), p.436-447.

Roque, A. (2013). Estudo Preliminar da Cadeia Produtiva: Turismo Rural Brasil. IICA Brasil - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Brasília.

Sampaio, R. F.; Mancini, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para

síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11 (1) p. 83–89.

Sanches, R. O.; Takenaka, E. M. M.; Martins, M. S. (2020) Turismo rural no interior: qualidade de serviço e dinamismo econômico local. Braz. J. Anim. Environ. Res., Curitiba, 3 ( 3) p. 1907-1918, jul./set.

Sato, M. (2002) Educação Ambiental. São Carlos: RiMa.

Soeiro, T. M.; Wanderley, C. de A. (2019). A teoria institucional na pesquisa em contabilidade: uma revisão. Organizações & Sociedade, 26 (89), p. 291–316. https://doi.org/10.1590/1984-9260895

Tulik, Olga. (2003). Turismo rural. São Paulo: Aleph

Vianna, T. E. (2014). O turismo rural pedagógico focado na educação ambiental como

ferramenta complementadora do ensino fundamental. Turismo e Sociedade, 7(4), p. 755-774,

Downloads

Publicado

16-02-2023

Como Citar

de Lourdes, I. do C. (2023). Turismo rural, sustentabilidade e educação ambiental: uma revisão sistemática. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 10(2), 225–239. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.39150

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.