Avaliação da qualidade de serviço através da reputação online em hotéis de Campina Grande utilizando o modelo Tourqual
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i2.35345Palavras-chave:
Hotelaria; Qualidade de Serviço; TourqualResumo
O turismo é um dos setores que vem conquistando grande destaque no âmbito econômico mundial, possuindo mercado altamente competitivo que busca prestar serviços de alta qualidade, sendo esse um fator de grande importância para o sucesso dos atrativos turísticos. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo identificar a satisfação dos clientes nos serviços prestados pela rede hoteleira na cidade de Campina Grande na Paraíba, analisando a qualidade dos serviços oferecidos pelos hotéis IBIS e Slaviero Essential, por meio da sua reputação online. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva e uma análise qualitativa utilizando a ferramenta TOURQUAL para verificação da qualidade dos atrativos a partir dos comentários reunidos e analisados no site Booking. Ao final do estudo, pode-se verificar que os dois hotéis oferecem serviços de qualidade e são bem avaliados pelos hóspedes, buscando a qualidade do serviço contínua como maneira de fidelizar os seus clientes e ofertar serviços de qualidade superior aos de seus concorrentes.
Downloads
Referências
AL-ALLAK; BEKHET. Beyond SERVQUAL: A Paradigm Shift. Australian Journal of Basic and
Applied Sciences, v. 5, n. 7, 2011.
BATESON, J.; HOFFMAN, D. Princípios de marketing de serviços. 2006.
BIZINELLI, C., MANOSSO, F.C., GÂNDARA, J.M.G., VALDUGA, V. Experiências de Turismo
Cervejeiro em Curitiba, PR. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul (RS), v. 5, n. 2, p. 349-
, 2013.
GÂNDARA, J. M. G. A Imagem dos Destinos Turísticos Urbanos. Revista eletrônica de
Turismo Cultural, São Paulo, Número Especial, 2008. Disponível em: <
http://www.eca.usp.br/turismocultural/aimagem.pdf > Acesso em 05 de setembro de 2020.
GREED, C. Public toilets: the need for compulsory provision. In: Proceedings of the Institution
of Civil Engineers-Municipal Engineer. Thomas Telford Ltd, p. 77-85, 2004.
GRONROOS, C. A service quality model and its marketing implications, European Journal of
Marketing, Vol. 18 No. 4, pp. 36-44, 1984.
Hotel ibis Styles Campina Grande 3 estrelas. 2020. Disponível em:
<https://all.accor.com/hotel/9787/index.pt-br.shtml>. Acesso em: 05 de setembro de 2020.
LIMBERGER, P.F.; BOARIA, F.; ANJOS, S.J.G. A relação entre a satisfação geral e as
variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência. Revista Brasileira de Pesquisa
em Turismo, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 435-455, 2014.
MARTINEZ GARCIA, J.; MARTINEZ CARO, L. Rethinking perceived service quality: An
alternative to hierarchical and multidimensional models. Total Quality Management, v. 21, n.
, p. 93-118, 2010.
MONDO, T.S. Aplicação da Qualidade de Serviços em Meios de Hospedagem: Aplicação do
Modelo TOUQUAL. Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo, Santa Catarina,
v.5, n.2, p. 55-67, 2017.
MONDO, T.S. TOURQUAL: Proposta de um Modelo de Avaliação da Qualidade de Serviços
em Atrativos Turísticos. Tese - Programa de Pós-Graduação em Administração - Doutorado
em Administração, Universidade de Santa Catarina, 2014.
MIGUEL, P. A. C.; SALOMI, G. E. Uma revisão dos modelos para medição da qualidade de
serviços. Revista Produção, v. 14, n. 1, p. 12- 30, 2004.
OLIVER, R. L. A conceptual model of service quality and service satisfaction: compatible goals,
different concepts. Advances in services marketing and management, v. 2, n. 4, 1993.
PARADISE-TORNOW, C. A. Management effectiveness, service quality, and organizational
performance in banks. Human Resource Planning, v. 14, n. 2, p. 129-139, 1991.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality
and its implications for future research. The Journal of Marketing, p. 41-50, 1985.
PARASURAMAN, A., ZEITHAML, V.; BERRY, L. SERVQUAL: a multiple-item scale for
measuring consumer perception of service quality, Journal of Retailing, V. 64 N. 1, 1988.
QUIROGA, R.M.; MONDO, T.S.; CASTRO JÚNIOR, D. F.L.C.. Reputação online como
instrumento para melhoria de serviços: um estudo na hotelaria de Garopaba e Imbituba ”“
Santa Catarina. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 2, n. 1, p. 95-112, 2014.
Disponível em http://www.periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5476/4458.
Acesso em 5 de setembro de 2020.
RITCHIE, J. R. B.; CROUCH, G. I. The competitive destination [electronic resource]: a
sustainable tourism perspective. Cabi, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.