Turismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidade

Autores

  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Borges Gonçalves ESPM
  • Rafael Cuba Mancebo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18313

Palavras-chave:

Turismo. motivações de compra. Rocinha.

Resumo

Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Universidade Federal Fluminense

Professor substituto Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF Mestrado - MSc em Gestão Empresarial pela FGV ”“ MEX ”“ EBAPE (2014)

Ana Paula Borges Gonçalves, ESPM

FGV EBAPE - Programa vinculado Mestrado Executivo. ESPM - Programa de Pós-Graduação.

Rafael Cuba Mancebo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC Rio). Universidade Federal Fluminense - Departamento de Empreendedorismo e Gestão.  

Downloads

Publicado

16-11-2016

Como Citar

Falcão, R. P. de Q., Gonçalves, A. P. B., & Mancebo, R. C. (2016). Turismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidade. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 4(6), 119–137. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18313

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.