Turismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18313Palavras-chave:
Turismo. motivações de compra. Rocinha.Resumo
Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.