Os espaços da hospitalidade e as representações da mineiridade nas repúblicas estudantis de Ouro Preto (MG) = The spaces of the hospitality and the representations of the mineirdade at the student republics of Ouro Preto (MG)
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i2.15202Palavras-chave:
Turismo. Hospidade. Mineiridade.Resumo
O entendimento dos espaços de hospitalidade apreendidos como forma de acolhimento territorial e temporal na cidade, na casa ou nos meios de hospedagem pode auxiliar na compreensão das trocas sociais. Este estudo é resultado de uma pesquisa vinculada as práticas e as representações da mineiridade nas repúblicas estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Objetivou-se compreender as dimensões do acolhimento sob os âmbitos doméstico e comercial postulados entre o “anfitrião-morador” e o “turista-hóspede”. A pesquisa quali- quantitativa se deu por meio da aplicação de questionário estruturado, em amostragem aleatória e não probabilística, aos turistas que se hospedaram nessas repúblicas. Os resultados indicaram pontos dinâmicos dessa hospitalidade expostos em uma análise SWOT. Conclui-se que existe nesse espaço uma prática comercial hospitaleira, o qual se utiliza do aparato doméstico da tradição republicana da UFOP e da cultura mineira em uma troca social de dádiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.