O CAMINHO DAS MISSÕES COMO PRODUTO TURÍSTICO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

  • LUCIANA SCHERER Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
  • CARLOS AUGUSTO ALVES Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
  • LOUISE DE LIRA ROEDEL BOTELHO Universidade Federal da Fronteira Sul
  • RONNIE SCHROEDER Universidade Federal da Fronteira SUl

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15051

Palavras-chave:

TURISMO, TURISMO CULTURAL, INTEGRAÇÂO REGIONAL

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre cultura e turismo, e sobre como um produto turístico pode ser um instrumento de desenvolvimento e de integração regional. O território de estudo situa-se na Região das Missões, no Rio Grande do Sul. A análise está focada no Caminho das Missões, um produto turístico baseado na roteirização entre municípios que tem como característica a integração de toda uma cadeia produtiva do turismo. Sua importância, entretanto, vai além dos benefícios econômicos, já que ao longo de suas opções de roteiros com até 338 km, trabalha com os signos culturais e religiosos da região formando um conjunto cultural que referencia a história missioneira e propicia o resgate da auto-estima de toda uma localidade. Compreende-se que o turismo, constituído nesse contexto como estratégia de integração regional requer planejamento e acompanhamento a fim de se maximizar os benefícios culturais, sociais e econômicos para a região. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-08-2017

Como Citar

SCHERER, L., ALVES, C. A., BOTELHO, L. D. L. R., & SCHROEDER, R. (2017). O CAMINHO DAS MISSÕES COMO PRODUTO TURÍSTICO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 5(8). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15051

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.