A LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA GRAPIÚNA: UMA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR

Autores

  • Juliana Ferreira Chaves Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro

Resumo

A aprendizagem de uma língua estrangeira cumpre na sociedade contemporânea uma função social de valor ímpar. Com vistas a seu ensino no ambiente escolar, sobretudo da escola pública, este artigo se propõe a analisar os parâmetros de avaliação que norteiam o ensino de língua espanhola, em contraponto com a língua materna, no contexto da Escola Grapiúna. Nossas proposições baseiam-se no aporte teórico de autores como ALMEIDA FILHO (1993), KLEIMAN (2000), MOITA LOPES (2003), dentre outros. Utilizamos a pesquisa exploratória-documental, de viés qualitativo. A partir da análise dos documentos, identificamos que a proposta apresenta algumas incoerências quando relacionadas aos objetivos de aprendizagem esperados em língua materna, o que pode incidir em uma posição desprestigiada da língua espanhola no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO. Jose Carlos P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011a.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método
sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11. ed. São
Paulo: Hucitec, 2004.

BRASIL. LDB 9394/96. Disponível em: Acesso em: 17 mar. 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa e Estrangeiras ”“ 3º e 4º ciclos. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio ”“ Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: 2000.

HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. R. Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

ITABUNA. Proposta Político Pedagógica da Escola Grapiúna. Secretaria de Educação e Cultura, 2004a.

ITABUNA. Regimento Referência da Escola Grapiúna. Secretaria de Educação e Cultura, 2004b.

ITABUNA. Indicadores de Acompanhamento de Aprendizagem dos Ciclos de Formação Humana da Escola Grapiúna. Secretaria de Educação e Cultura, 2004c.

KLEIMAN. Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 7 ed. São Paulo: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3 ed.5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Linguística Aplicada ”“ a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas: tendências atuais da pesquisa na área de ensino/aprendizagem de línguas no Brasil. São Paulo: Mercado das Letras, 2003.

ROCHA. Claudia Hilsdorf. O ensino de LE (inglês) para crianças do ensino fundamental público na transdisciplinaridade da linguística aplicada. In: SILVA, Kleber Aparecido (org). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes, 2010.

Downloads

Publicado

05-12-2018

Como Citar

CHAVES, Juliana Ferreira; RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba. A LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA GRAPIÚNA: UMA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 29, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10890. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo