A MÚSICA COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Eduardo Ferreira dos Santos Instituto Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de LE (inglês) na escola pública, Mitos, (In)aptidão, Motivação, Músicas no ensino de LE.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre o ensino de LE (Inglês) nas escolas públicas. Partindo do mito da inaptidão dos alunos para o aprendizado, são discutidos alguns dos fatores que interferem no processo, destacando-se a motivação do aluno como componente essencial para seu sucesso. Tecemos considerações sobre a utilização da música nas atividades de ensino e, por meio de relatos de experiências, concluímos que ela representa um forte fator de motivação com efeitos favoráveis para o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Professor de língua inglesa do Instituto Federal da Bahia.

Referências

BARCELOS, A.M.F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v.9, n.2, 2006.
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. New Jersey: Prentice-Hall, 2000.
DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 1999.
FARIA, W.F.; LEITE, E.C.R.; SIQUEIRA, M. T. M. A linguagem como processo histórico de construção do homem enquanto ser social. Akrópolis, Umuarama, v.11, n.4, out./dez., 2003.
FÉLIX. Ademilde. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In ALMEIDA FILHO, José Carlos P. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas, SP: Pontes, 2002.
GARDNER, R. C. Attitudes and motivation: their role in second language acquisition. TESOL Quarterly, v. 2, n. 3, p. 141-150, 1968.
GARDNER, R.; LAMBERT, W. Attitudes and Motivation in Second Language Learning. Rowley, Mass: Newbury House, 1972.
KRASHEN, S. The monitor model for second-language acqusition. In: GINGRAS, R.C. Second Language Acquisition and Foreing Language Teaching. Washington. DC: Center for Applied Linguistics, 1978. p. 1-26.
HARMER, Jeremy. The practice of English Language Teaching. 3ed. London: Longman, 2003.
LIMA, Luciano R.. O uso de canções no ensino de inglês como língua estrangeira: a questão cultural. In: MOTA, K. & SCHEYERL, D. (orgs). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA, 2004. p.174-191.
LIMA, S. S. Crenças de uma professora e alunos de Quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos).UNESP, São José do Rio Preto, 2005.
MIRANDA, M. M. F. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no discurso de professores e alunos de escolas públicas. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Eles não aprendem Inglês quanto mais Português”. A ideologia da falta de aptidão para aprender línguas estrangeiras em alunos de escola pública. In LOPES, Luiz Paulo da Moita.. Oficina de Lingüística Aplicada. 5.ed. Campinas: Mercado das Letras, 1996. pp. 63-79.
NUNAN, D. Language Teaching Methodology. Pearson Education Limited: Edinburgh, 2000.
PEREIRA, K. B. A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula. Dissertação. (Mestrado em Estudos Lingüísticos). UNESP, São José do Rio Preto, 2005.
RIDD, Mark David. Tradução, consciência crítica da linguagem e relações de poder no ensino de línguas estrangeiras. In: I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica, 2006, Brasília. I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica. Denize Elena Gracia da Silva (Organizadora). Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Depto. de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula, 2005. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Letras, LIV, 2006. v. 1. p. 1-8.
ROCHA, C. H.; COSTA, L.; SILVA, K. A. Inglês para crianças do ensino fundamental: Visões Implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, 2007.
ROLIM, A. C. O. A cultura de avaliar de professoras de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1998.
SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
SILVA, S. V. Crenças relacionadas à correção de erros: um estudo realizado com dois professores de escola pública e seus alunos. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) ”“ Instituto de Letras, Universidade Federal de Goiás, 2004.
SOUZA, M. O. P. A fonética como importante componente comunicativo para o ensino de língua estrangeira. Prolíngua, v. 2, n. 1. UNESP/FCL. Jan./jun de 2009.
YOO, Isaiah WonHo. Focused listening with songs. Los Angeles, CA. U.S., 2002. Disponível em: http://iteslj.org/Techniques/Yoo-Songs.html

Downloads

Publicado

04-10-2015

Como Citar

SANTOS, Eduardo Ferreira dos. A MÚSICA COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 10, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9357. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.