Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano

Autores

  • Juliana Franco de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v6i1.49170

Palavras-chave:

Educação do Campo, Agroecologia, Ensino de Ciências

Resumo

A agroecologia é uma ciência em construção que surgiu da necessidade de repensar a forma de como o ser humano se relaciona com a natureza, assim como o sistema de produção de alimentos, surgindo com a expansão da agricultura após a 2ª guerra. Assim, esta pesquisa desenvolveu conceitos e ferramentas da Agroecologia para auxiliar na reflexão das práticas cotidianas dos alunos do campo. Através da pesquisa participante, a pesquisa desenvolveu-se em uma escola do campo junto aos jovens da 6ª série do ensino fundamental. Durante os encontros foram desenvolvidas práticas agroecológicas e jogos educativos que ao fim trouxeram diversas questões que se relacionam diretamente ao ensino de ciências nas escolas do campo. Observou-se que a Agroecologia pode e deve ser utilizada como importante ferramenta em diversos momentos no Ensino de Ciências, auxiliando no estudo de diferentes variáveis. PDF  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-17

Como Citar

Melo, J. F. de, & Cardoso, L. de R. (2023). Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano. Revista Brasileira De Agroecologia, 6(1), 37–48. https://doi.org/10.33240/rba.v6i1.49170

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.