Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano

Autores/as

  • Juliana Franco de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v6i1.49170

Palabras clave:

Educação do Campo, Agroecologia, Ensino de Ciências

Resumen

A agroecologia é uma ciência em construção que surgiu da necessidade de repensar a forma de como o ser humano se relaciona com a natureza, assim como o sistema de produção de alimentos, surgindo com a expansão da agricultura após a 2ª guerra. Assim, esta pesquisa desenvolveu conceitos e ferramentas da Agroecologia para auxiliar na reflexão das práticas cotidianas dos alunos do campo. Através da pesquisa participante, a pesquisa desenvolveu-se em uma escola do campo junto aos jovens da 6ª série do ensino fundamental. Durante os encontros foram desenvolvidas práticas agroecológicas e jogos educativos que ao fim trouxeram diversas questões que se relacionam diretamente ao ensino de ciências nas escolas do campo. Observou-se que a Agroecologia pode e deve ser utilizada como importante ferramenta em diversos momentos no Ensino de Ciências, auxiliando no estudo de diferentes variáveis. PDF  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-17

Cómo citar

Melo, J. F. de, & Cardoso, L. de R. (2023). Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano. Revista Brasileña De Agroecología, 6(1), 37–48. https://doi.org/10.33240/rba.v6i1.49170

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.