A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NO BRASIL A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DA PROCEDÊNCIA DOS PARTICIPANTES DE EVENTOS CIENTÍFICOS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v17i2.23549Palabras clave:
Agroecologia, Congresso, CBA, Universidade PúblicaResumen
O Congresso Brasileiro de Agroecologia promove debates que permitem traçar um panorama atual e desenvolver a temática agroecológica no país. Entretanto, pouco se conhece sobre a distribuição dos trabalhos científicos apresentados pelos participantes neste evento, em questão de procedência geográfica e afiliação. O objetivo deste estudo é identificar a partir dos anais de estudos apresentados nos últimos três eventos (em 2015, 2017 e 2019), as localidades e afiliações predominantes dos autores. Nos eventos realizados nos anos de 2015 e 2017 foram apresentados o menor e o maior número de trabalhos científicos, respectivamente. Os estados e regiões sede, de cada um dos eventos, tiveram crescimento no número de estudos em relação aos demais anos. A afiliação às universidades públicas apresentou maior ocorrência nos três eventos. Identificamos que a realização itinerante dos eventos possui alta importância para atração de diferentes participantes, sendo também essencial a realização em locais onde a participação mostrou-se pequena.
Descargas
Citas
AGUIAR, Maria, V. A. Prefácio-Resistências em meio à crise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2019, São Cristóvão. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2020. Disponível em: < http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/6437 >. Acesso em 20 dez. 2022.
ALTIERI, Miguel; Nicholls, Clara, I.; Agroecología: teoría y práctica para una agricultura sustentable. Ciudad de Mexico, DF: Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente, 2000. 250p. Disponível em: < http://www.agro.unc.edu.ar/~biblio/AGROECOLOGIA2%5B1%5D.pdf > Acesso em: 15 mar. 2022.
ASSIS, William, S. Apresentação do IX CBA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2015, Belém. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2015. Disponível em: < https://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20733 >. Acesso em 03 jan. 2022.
BALLA, João, V. Q.; MASSUKADO, Luciana, M.; PIMENTEL, Vania, C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 9, n. 2, p. 3-14, 2014.
BARROS, Eduardo, P.; ARAÚJO, Aline. Agroecologia e transdisciplinaridade: considerações acerca da crítica agroecológica ao enfoque técnico-científico da Revolução Verde. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 15, n. 28, p. 83-95, 2016.
BEZERRA, Islândia; SOUSA, Romier. XI Congresso Brasileiro em Agroecologia–Onde os saberes populares encontraram-se com a ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2019, São Cristóvão. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2020. Disponível em: < http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/6427 >. Acesso em 03 jan. 2022.
BRANDENBURG, Alfio. Movimento agroecológico: trajetória, contradições e perspectivas. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 6, n. 1, p. 1-18, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos de Superiores. Brasília, DF, 2021.
CAMPELLO, Adete, S.; CENDÓN, Beatriz, V.; KREMER, Jeannette, M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2000. 319p. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591579 > Acesso em: 04 jan. 2022.
CARDOSO, Irene, M. IX Congresso Brasileiro de Agroecologia: momento de celebrar e de se fortalecer para a luta! In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2015, Belém. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2015. Disponível em: < https://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20780 >. Acesso em 04 jan. 2022.
CARDOSO, Irene, M. X Congresso Brasileiro de Agroecologia: todos juntos na travessia de caminhos tão difíceis! In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2017, Brasília. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2018. Disponível em: < http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/1982 >. Acesso em 03 jan. 2022.
CORBUCCI, Paulo, R. Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil. Brasília, DF: IPEA, 2014, 40p. Disponível em:< https://www.econstor.eu/handle/10419/121649 > Acesso em 13 dez. 2021.
CRISPIM, Jefferson, Q.; SANTOS, Leonardo, J. C. Avaliação dos recursos hídricos e o desenvolvimento de métodos qualitativos de avaliação ambiental em estabelecimentos agroecológicos no município de Rio Branco do Sul - PR. 2008. 221p. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Faculdade de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: < https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/1721 > Acesso em 21 dez. 2021.
CUNHA, Luis, A. Ensino superior e universidade no Brasil. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica, 2000, 194p. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1176223/mod_resource/content/1/Cunha_Ensino_superior_e_Universidade_no_Brasil.pdf > Acesso em 18 dez. 2021.
DIAS, Danielly, F.; PRATA, Patrícia, D. O.; MONTEIRO, Rejo, L.; DA SILVA, Ana, P. S. A educação nos espaços formais, não formais e informais no processo de ensino-aprendizagem. Intercursos Revista Científica, v. 16, n. 1, 2017.
DROESCHER, Fernanda, D.; SILVA, Edna, L. D. O pesquisador e a produção científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 1, p. 170-189, 2014.
FAYARD, Pierre, M. La sorpresa da Copérnico: el conocimento gira alredor del público. Alambique – didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 21, p. 9-16, 1999.
FRANCISCO, Cristiane, A.; QUEIROZ, Salete L. The production of knowledge of chemical education at the annual meetings of the Brazilian Chemical Society: a review. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100-2110, 2008.
Lacerda, Aureliana, L.; WEBER, Claudiane; PORTO, Marchelly, P.; SILVA, Romário, A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.
MEADOWS, Arthur, J. A.; LEMOS, Antonio, A. B. L. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1999, 268p. Disponível em: < http://www.bibcentral.ufpa.br/arquivos/140000/140100/19_140109.htm >. Acesso em 02 jan. 2022.
PACHECO, Eliezer, M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo, SP: Editora Moderna, 2011. 120p. Disponível em: < https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf > Acesso em: 04 jan. 2022.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, v. 55, 2016.
SOARES, Luzia, G. Desafios Dos Alunos Declasses Menos Favorecidas Para Ingressar e Permanecer na Universidade. Revista Extensão & Cidadania, v. 2, n. 4, p. 119-136, 2014.
TAVARES, Edson, D.; DALMORA, Eliane; GONÇALVES, Gláucia, B. Encontro festivo da ciência, cultura e arte para democratização dos sistemas agroalimentares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2019, São Cristóvão. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2020. Disponível em: < http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/6428 >. Acesso em 20 dez. 2022.
VIDAL, Mariane, C. Memórias, saberes e caminhos, (muitos) caminhos, para o Bem Viver! In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2017, Brasília. Cadernos de Agroecologia, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2018. Disponível em: < http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/1978 >. Acesso em 03 jan. 2022.
WICKHAM, Hadley. ggplot2. Wiley Interdisciplinary Reviews: Computational Statistics, v. 3 n. 2, p.180-185, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EDUARDO MENDES, Bruna Levy Pestana Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.