Alteração da carga de endoparasitas em ovinos submetidos a diferentes níveis de folha de bananeira na alimentação
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49223Palavras-chave:
fitoterapia, lâmina foliar, Musa spp.Resumo
Vinte e seis ovinos (Texel x Corriedale), com idade entre 4 e 5 meses, foram utilizados para avaliar o efeito da administração de lâminas foliares de bananeira (Musa spp.) na alimentação sobre o controle de nematódeos gastrintestinais, através da contagem de ovos/grama de fezes (OPG). Os tratamentos foram constituídos pelo controle negativo, e pelos grupos de ovinos que consumiram lâminas foliares frescas de bananeira entre 0,40 e 0,80% e de 0,81 a 1,20% do peso vivo, por três dias consecutivos. Após 15 dias, esse processo foi repetido. Antes e após o fornecimento da bananeira aos ovinos (no 1o, 3o, 5o, 7o, 9o, 11o e 14o dias), foram coletadas amostras de fezes. Os valores médios de redução de OPG foram de 3,5; 27,6 e 46,7%, respectivamente. Resultado superior (P<0,05) foi detectado no grupo de ovinos que apresentaram maior consumo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.