Efeito de extratos vegetais em soja sob condições de laboratório e campo
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49202Palavras-chave:
soja orgânica, fitoterapia, Allium sativum, Azadirachta indica, Derris sppResumo
O Brasil é o maior produtor mundial e o Paraná o maior produtor nacional de soja orgânica. A cultura vem sendo uma alternativa na viabilização econômica de pequenas propriedades, sobretudo no Sudoeste Paranaense. Com a expansão da atividade aumenta a demanda por pesquisas visando obter alternativas aos agrotóxicos no manejo fitossanitário da cultura. Assim, no presente trabalho, o objetivo foi avaliar o efeito da aplicação de extratos vegetais sobre a produção de fitoalexinas, o desenvolvimento de doenças e a produtividade de soja. O trabalho foi realizado in vitro e in vivo na UTFPR Campus Dois Vizinhos. Avaliou-se o alho (Allium sativum - 10 mL.L-1), neem (Azadirachta indica - 5 mL.L-1) e timbó (Derris spp. - 6 mL.L-1), isoladamente ou em combinações. Os extratos vegetais a base de alho e neem induziram a produção de fitoalexinas gliceolinas em cotilédones e reduziram a incidência de oídio causado por Microsphaera diffusa em plantas de soja.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.