Adubação orgânica e mineral sobre a composição química das folhas do maracujazeiro amarelo
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i3.49025Palavras-chave:
Passiflora edulis, cobertura do soloResumo
O experimento foi realizado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro de fevereiro de 2005 a julho de 2006, comparando diferentes adubos orgânicos com a adubação mineralno maracujazeiro amarelo quanto aos efeitos sobre composição nos teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, Zn, Cu, Fe, Mn, B e Mo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos, sendo: T1 = 100g da fórmula 20-05-20 de NPK + cobertura morta; T2 = 5L de raspa de mandioca + cobertura morta; T3 = 5L de esterco bovino + cobertura morta; T4 = 5L de torta de filtro de cana + cobertura morta; T5 = 500g de farinha de ossos e carne + cobertura morta; T6 = 5L de torta de filtro sem cobertura morta. Variações climáticas e composição dos compostos influíram nos teores foliares dos respectivos nutrientes. . A farinha de ossos e carne foi o único composto orgânico que não diferiu da adubação mineral quanto ao teor foliar de N, porém o único a apresentar teor inferior de K. Os adubos orgânicos não diferiram da adubação mineral quanto aos teores de P, Ca, Cu, Fe, Mo e Zn.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.