Atividade do extrato pirolenhoso sobre lagartas de Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49763Palavras-chave:
lagarta-do-cartucho, desenvolvimento, ácido pirolenhosoResumo
Objetivou-se neste trabalho estudar a ação do extrato pirolenhoso (EPL) sobre Spodoptera fungiperda. Foram utilizadas lagartas recém-eclodidas nos tratamentos com 0, 2, 4 e 6 % do EPL, com 20 repetições. Pedaços de folha de milho foram imersas nos tratamentos por 30 segundos, colocados sobre papel toalha para secagem e acondicionados em placas de Petri revestidas com papel de filtro umedecido. As avaliações da biologia foram realizadas de 2 em 2 dias, alternando com folhas de milho sem extrato. Com relação à duração larval e pupal, o efeito das concentrações do EPL pode ser representado pela equação: Y= -1.01x + 17.95 e y = -0,94x + 7,97, respectivamente. Observou-se que quanto maior a dose do EPL menor foi a viabilidade larval, pois a testemunha obteve 84,5 % das lagartas que conseguiram completar sua fase e no tratamento a 6 % apenas 38 %. Observou-se através da análise de variância, que houve diferença significativa onde o acréscimo das concentrações do EPL, promoveu uma diminuição no ciclo de vida do inseto e em todas as variáveis estudadas, o que comprova a eficácia deste produto em resposta aos ataques promovidos pela espécie S. frugiperda na cultura de milho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.