Quintais Produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar (O caso do Assentamento Alegre, município de Quixeramobim/CE)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49555Palabras clave:
Assentamento, Quintais Produtivos, Segurança Alimentar, Agricultura SustentávelResumen
Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Esses sistemas consistem em uma combinação de espécies florestais, agrícolas, medicinais e ornamentais, algumas vezes associados à pequena criação de animais domésticos, ao redor da residência. Buscou-se avaliar os quintais produtivos e sua contribuição para a segurança alimentar e para o desenvolvimento de agricultura sustentável. O estudo foi desenvolvido no Assentamento Alegre, município de Quixeramobim - CE. Aplicou-se a Metodologia Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários, durante o Estágio de Vivência do Programa Residência Agrária (PRA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Observou-se ocorrência de fruteiras (ata, acerola, banana, mamão, laranja, limão, goiaba, mangueira etc.) na maioria dos quintais. Identificou-se também a presença de espécies medicinais (hortelã, mastruz, corama, malvarisco, capim santo etc), além de hortaliças. O mamoeiro e bananeira destacaram-se em maior frequência. As frutíferas têm importante papel nas famílias. Além da função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantindo a variabilidade genética de muitas espécies. Esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, voltados para a subsistência, contribuem, sobretudo, para dieta alimentar e no fornecimento de vários produtos e serviços, por conseguinte, na renda familiar. Além da contribuição para preservação da agrobiodiversidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.