Avaliação das TICs na realização da educação popular em comunidade de reassentados
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i3.23422Palavras-chave:
Capacitação, Acompanhamento, Agroecologia, pesquisa-ação.Resumo
Visando à reinserção socioprodutiva de famílias reassentadas, foi realizada uma capacitação, presencial, sobre a produção de hortaliças agroecológicas na Vila Produtiva Rural Uri (VPR Uri). No entanto, com a chegada abrupta do novo Coronavírus, o diálogo com as famílias e o acompanhamento ao desenvolvimento da horta teve que ser realizado de forma remota. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar se o uso das TICs contribui na prática da Educação Popular voltada para a produção agroecológica de hortaliças na VPR Uri. Por meio de um grupo de WhatsApp, constatou-se que as famílias estavam com dificuldades para o cultivo das plantas devido ao ataque de insetos e de doenças. Para tentar resolver esse problema, foram enviados vídeos orientando como preparar biofertilizantes e defensivos naturais. Houve boa interação por parte das famílias, contudo não foi possível perceber se o conteúdo de todos os vídeos foi realmente compreendido e nem as causas do ataque dos insetos e das doenças nas plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.