Avaliação das TICs na realização da educação popular em comunidade de reassentados

Autores

  • Daniel de Carvalho Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano
  • Delfran Batista dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano
  • Heron Ferreira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano
  • Antonio José de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano
  • Delka de Oliveira Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v16i3.23422

Palavras-chave:

Capacitação, Acompanhamento, Agroecologia, pesquisa-ação.

Resumo

Visando à reinserção socioprodutiva de famílias reassentadas, foi realizada uma capacitação, presencial, sobre a produção de hortaliças agroecológicas na Vila Produtiva Rural Uri (VPR Uri). No entanto, com a chegada abrupta do novo Coronavírus, o diálogo com as famílias e o acompanhamento ao desenvolvimento da horta teve que ser realizado de forma remota. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar se o uso das TICs contribui na prática da Educação Popular voltada para a produção agroecológica de hortaliças na VPR Uri. Por meio de um grupo de WhatsApp, constatou-se que as famílias estavam com dificuldades para o cultivo das plantas devido ao ataque de insetos e de doenças. Para tentar resolver esse problema, foram enviados vídeos orientando como preparar biofertilizantes e defensivos naturais. Houve boa interação por parte das famílias, contudo não foi possível perceber se o conteúdo de todos os vídeos foi realmente compreendido e nem as causas do ataque dos insetos e das doenças nas plantas.

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos