ANÁLISE DE CAPACITAÇÕES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE UM ASSENTAMENTO EM SÃO GONÇALO (RIO DE JANEIRO)

Autores

  • DIRLANE de Fátima do Carmo Universidade Federal Fluminense/Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente
  • Karine Marinho do Nascimento Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ Faculdade de Engenharia
  • Maria Thereza Alpoim de Jesus Dutra Universidade Federal Fluminense/Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente
  • Mariana Vezzone Tosta Rabello Universidade Federal do Rio de Janeiro/Geologia
  • Regina Célia Paula Leal-Toledo Universidade Federal Fluminense/Instituto de Computação

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v13i4.50085

Palavras-chave:

agroecologia; computação; capacitação

Resumo

Neste trabalho, foi avaliada a capacitação de agricultores familiares de um assentamento no Rio de Janeiro, no intuito de difundir técnicas para auxiliar na transição a uma agricultura agroecológica, bem como demonstrar a possibilidade do uso de computadores como uma ferramenta para a organização produtiva dos agricultores. As capacitações foram planejadas visando atender a todos os estilos de aprendizagem, seja quanto à entrada (visual ou auditivo); à percepção (sensorial ou intuitivo); à organização (indutivo ou dedutivo); ao processamento (ativo ou reflexivo); e à compreensão (sequencial ou global). A análise das capacitações foi realizada por meio da aplicação de questionário e entrevista com os agricultores. O estilo de aprendizagem destes se mostrou sensorial quanto à percepção; quanto à entrada, demonstrou-se visual; indutivo quanto à organização; ativo quanto ao processamento; e, quanto à compreensão, como sequencial. As capacitações mostraram-se adequadas como ferramenta de aprendizagem pela avaliação dos agricultores, mas com acompanhamento técnico teriam resultados mais efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DIRLANE de Fátima do Carmo, Universidade Federal Fluminense/Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente

Prof. Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente; Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental e Doutora em Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa.

Karine Marinho do Nascimento, Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ Faculdade de Engenharia

Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense e técnica em Química com especialização em Biotecnologia Vegetal pelo IFRJ. Atuou como Coordenadora de Recursos Humanos e Diretora Administrativa da Empresa Júnior Agrha Consultoria. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em biocombustíveis, biologia molecular e empreendedorismo.

Maria Thereza Alpoim de Jesus Dutra, Universidade Federal Fluminense/Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente

Graduanda em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Mariana Vezzone Tosta Rabello, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Geologia

Graduada em Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Regina Célia Paula Leal-Toledo, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Computação

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1977), mestrado em Engenharia Civil pela Pós Graduação Em Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983) e doutorado em Engenharia Civil pela Pós Graduação Em Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Elementos Finitos, Formulação de Mínimos Quadrados, Problema de Stokes, Equação de Poisson, Formulação Mista.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Edição

Seção

Artigos