ANÁLISE DE CAPACITAÇÕES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE UM ASSENTAMENTO EM SÃO GONÇALO (RIO DE JANEIRO)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i4.50085Palavras-chave:
agroecologia; computação; capacitaçãoResumo
Neste trabalho, foi avaliada a capacitação de agricultores familiares de um assentamento no Rio de Janeiro, no intuito de difundir técnicas para auxiliar na transição a uma agricultura agroecológica, bem como demonstrar a possibilidade do uso de computadores como uma ferramenta para a organização produtiva dos agricultores. As capacitações foram planejadas visando atender a todos os estilos de aprendizagem, seja quanto à entrada (visual ou auditivo); à percepção (sensorial ou intuitivo); à organização (indutivo ou dedutivo); ao processamento (ativo ou reflexivo); e à compreensão (sequencial ou global). A análise das capacitações foi realizada por meio da aplicação de questionário e entrevista com os agricultores. O estilo de aprendizagem destes se mostrou sensorial quanto à percepção; quanto à entrada, demonstrou-se visual; indutivo quanto à organização; ativo quanto ao processamento; e, quanto à compreensão, como sequencial. As capacitações mostraram-se adequadas como ferramenta de aprendizagem pela avaliação dos agricultores, mas com acompanhamento técnico teriam resultados mais efetivos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.