Avaliação da sustentabilidade da pecuária de corte extensiva tradicional do Pantanal Sul-Mato-Grossense através da metodologia eMergética.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i3.49354Palavras-chave:
Metodologia eMergética, Sustentabilidade, GadoResumo
O trabalho foi desenvolvido na Fazenda São José, município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul, onde foi avaliada a sustentabilidade da bovinocultura, que pode ser considerada como representativa da pecuária tradicional da região pantaneira. Para a avaliação do desempenho ambiental da criação de gado, foi utilizada a metodologia eMergética. Na análise eMergética, são contabilizados os recursos oriundos da economia e também aqueles recursos advindos da natureza. Para a interpretação das informações levantadas, foram calculados índices como Transformidade, Renovabilidade dentre outros sugeridos pela metodologia eMergética. Os resultados mostraram que a produção de gado da Fazenda São José é uma atividade altamente sustentável, pois utiliza 89,11% de recursos renováveis da natureza, sendo que a eMergia agregada ao produto carne é muito superior ao valor de eMergia recebido pela sua venda. Isso leva a propor alternativas para valorizar essa atividade e esse produto, como a criação de selos de sustentabilidade, e também pagamentos por serviços ambientais prestados, haja vista da grande importância do bovino na preservação do Bioma Pantanal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.