Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará

Autores

  • Luis Mauro Santos Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v4i1.48942

Palavras-chave:

Amazônia Brasileira, agroecossistemas familiares, indicadores, sustentabilidade

Resumo

Em região de fronteira agrária amazônica, este estudo buscou avaliar o estado atual deagroecossistemas familiares impactados pelo acesso ao crédito produtivo, considerando a noção localde sustentabilidade, bem como seu caráter multidimensional. Envolvendo um território com setemunicípios do sudeste paraense, 16 agroecossistemas serviram de balisamento para a aplicação daferramenta MESMIS – Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos NaturaisIncorporando Indicadores de Sustentabilidade. O percurso avaliativo contou com a participação dosatores locais, resultando na definição de 10 indicadores compostos, incorporados nas dimensõesambiental, social e técnico-econômica. A aplicação de entrevistas semi-estruturadas, questionário, diáriode campo e observações diretas garantiram a aplicação da ferramenta. A construção do conceito localfoi o primeiro passo para a compreensão da realidade e nele foram assegurados os aspectos maisrelevantes, externalizados pelos atores locais. Os agroecossistemas avaliados no assentamento LaEstância demonstraram muita fragilidade em sua sustentabilidade, ficando todos com notas abaixo de6,0/10,0. As poucas perspectivas de exercer a cidadania foi um dos pontos mais críticos observados.Embora ainda pouco flexível e com dificuldades de potencializar as experiências locais, o acesso aocrédito tem incrementado o patrimônio familiar e reduzido a necessidade de venda de mão-de-obrafamiliar. Sobre os agroecossistemas “promissores” avaliados, constatou-se também muita fragilidadenas dimensões avaliadas, ficando todos com notas abaixo de 6,5/10,0. O conceito de sustentabilidadeapreendido localmente pareceu ser coerente com o contexto estudado e, portanto muito operativo. Numcontexto marcado pela ausência de infra-estrutura nos assentamentos e por várias limitaçõesambientais, estas famílias encontram-se distante do significado da sustentabilidade no que concerne aoseu aspecto muldimensional, no que pese a melhoria de alguns indicadores sociais e econômicosdecorrentes do crédito produtivo disponível. Conclui-se ainda que estas limitações são percebidas ereveladas nas noções locais de sustentabilidade evidenciando a fragilidade da política de crédito paraatender o equilibrio entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais nas estratégias dedesenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Santos Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado  na Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal, Pelotas, RS, Brasil, em 2008, 205p..Co-Orientador: Hélvio Debli Casalinho, Orientador: Sérgio Roberto Martins.

Downloads

Publicado

2009-07-02

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.