Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Auteurs-es

Mots-clés :

enunciação. ato de linguagem. discurso.

Résumé

Este artigo propõe-se a analisar operações linguístico-discursivas, presentes em textos midiáticos ”“notícias e reportagens de jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e capas de revistas femininas dos séculos XIX, XX e XXI”“ com o fim de observar como a análise da emergência da subjetividade contribui para a compreensão de efeitos de sentido e a consequente construção dos ethé dos enunciadores. Como fundamentação teórica, serão utilizados conceitos de teorias da enunciação e princípios da Teoria Semiolinguística do Discurso, segundo a qual todo ato de linguagem se caracteriza como interenunciativo, é regido por um contrato de comunicação e é realizado sob determinadas condições. Por meio da descrição de três pesquisas, em andamento no Laboratório de pesquisa CIAD- Rio, e que fazem parte de um projeto maior integrado sobre análise de textos midiáticos, serão apresentados resultados parciais que apontam para a importância do reconhecimento da modalidade enunciativa em gêneros textuais considerados como atos de discurso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

Références

AMOSSY, R. e PIERROT, A. H. (2004). Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba.

ANSCOMBRE, J. C. e DUCROT, O. (1983). L’argumentation dans la langue. Bruxelles: Mardaga.

BENVENISTE, É. (2005). Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes.

CHARAUDEAU, P. (1992). Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette.

CHARAUDEAU, P. (2004). Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual, em I. L. Machado e R. De Mello (Orgs). Gêneros: Reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

CHARAUDEAU, P. (2006a). Discurso político. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2006b). Les stéréotypes, c’est bien, les imaginaires, c’est mieux, em H. Boyer (dir.) Stéréotypage, stéréotypes Tome 4. Fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours, pp. 49-63. Paris: Harmattan.

CHARAUDEAU, P. (2007). Uma análise semiolinguística do texto e do discurso, em M. A. L. Pauliukonis e Gavazzi, S. (Org.) Da língua ao discurso: Reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2. ed.

CHARAUDEAU, P. (2008). Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2009) Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional, em M. Pietroluongo (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa.

CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. (2004). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto.

DUCROT, O. (1981). Provar e dizer: Linguagem e lógica. São Paulo: Global.

DUCROT, O. (1987). O dizer e o dito. Campinas: Pontes.

JODELET, D. (2001). (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1997). La enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Edicial.

MAINGUENEAU, D. (2000). Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez.

ORLANDI, E. (2002). Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez.

PERELMAN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. (2005). Tratado da argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes.

RANDAZZO, S. (1996). A criação de mitos na publicidade ”“ Como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rocco.

SOUZA, T. C. C. de (2001). A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA. Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UnicampNUDECRI, 7: 65-94.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Lúcia Helena Martins, Maria Aparecida Lino, & Rosane Santos Mauro. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 13(2), 41–62. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33384

Numéro

Rubrique

Artículos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.