Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Authors

Keywords:

enunciation. act of language. discourse.

Abstract

This article analyzes linguistic-discursive operations, present in media texts ”“ news and newspaper reports from Rio de Janeiro and São Paulo and covers of women’s magazines of the 19th, 20th and 21st centuries ”“ in order to observe how the analysis of the emergence of subjectivity contributes to the understanding of the effects of meaning and the consequent construction of ethe of speakers. As a theoretical framework, we employ concepts of theories of enunciation and principles of the Semiolinguistic Theory of Discourse, according to which, every act of language is characterized as inter-enunciative, governed by a contract of communication and performed under certain conditions. Through the description of three research projects, which are under development in the Laboratory of CIAD-Rio, all of which are part of a larger project on the integrated analysis of media texts, partial results that point to the importance of recognizing the enunciative modality in textual genres considered as speech acts will be presented.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

References

AMOSSY, R. e PIERROT, A. H. (2004). Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba.

ANSCOMBRE, J. C. e DUCROT, O. (1983). L’argumentation dans la langue. Bruxelles: Mardaga.

BENVENISTE, É. (2005). Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes.

CHARAUDEAU, P. (1992). Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette.

CHARAUDEAU, P. (2004). Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual, em I. L. Machado e R. De Mello (Orgs). Gêneros: Reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

CHARAUDEAU, P. (2006a). Discurso político. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2006b). Les stéréotypes, c’est bien, les imaginaires, c’est mieux, em H. Boyer (dir.) Stéréotypage, stéréotypes Tome 4. Fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours, pp. 49-63. Paris: Harmattan.

CHARAUDEAU, P. (2007). Uma análise semiolinguística do texto e do discurso, em M. A. L. Pauliukonis e Gavazzi, S. (Org.) Da língua ao discurso: Reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2. ed.

CHARAUDEAU, P. (2008). Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2009) Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional, em M. Pietroluongo (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa.

CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. (2004). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto.

DUCROT, O. (1981). Provar e dizer: Linguagem e lógica. São Paulo: Global.

DUCROT, O. (1987). O dizer e o dito. Campinas: Pontes.

JODELET, D. (2001). (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1997). La enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Edicial.

MAINGUENEAU, D. (2000). Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez.

ORLANDI, E. (2002). Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez.

PERELMAN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. (2005). Tratado da argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes.

RANDAZZO, S. (1996). A criação de mitos na publicidade ”“ Como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rocco.

SOUZA, T. C. C. de (2001). A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA. Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UnicampNUDECRI, 7: 65-94.

Published

2020-10-19

How to Cite

Lúcia Helena Martins, Maria Aparecida Lino, & Rosane Santos Mauro. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 13(2), 41–62. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33384

Issue

Section

Research articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.