Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Autores/as

  • Lúcia Helena Martins Gouvêa
  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis
  • Rosane Santos Mauro Monnerat

Palabras clave:

enunciación. acto de habla. discurso.

Resumen

En este artículo se analizan las operaciones lingüístico-discursivas en los textos mediáticos, noticias e informes periódicos de Rio de Janeiro y São Paulo y portadas de las revistas femeninas del XIX, XX y XXI, con el fin de observar cómo el análisis de la emergencia de la subjetividad contribuye a la comprehensión de los efectos de sentido y la conseguiente construcción de ethé de los enunciadores. Como marco teórico, se utilizarán conceptos y teorías de la enunciación y principios de la Teoría Semiolinguística del Discurso, según el cual todo acto de lenguaje se caracteriza por ser inter enunciativo, regido por un “contrato de comunicación” y realizado bajo ciertas condiciones. A través de la descripción de las tres investigaciones en curso en CIAD-Rio, y que son parte de un proyecto más amplio en el análisis de los textos mediáticos, se presentarán los resultados parciales que apuntan a la importancia de reconocer la modalidad enunciativa en géneros textuales vistos como actos de discurso.

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Biografía del autor/a

Lúcia Helena Martins Gouvêa

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Maria Aparecida Lino Pauliukonis

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Gouvêa, L. H. M. ., Pauliukonis, M. A. L., & Monnerat, R. S. M. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 13(2), 41–62. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33384

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