Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Autores/as

  • Lúcia Helena Martins Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosane Santos Mauro Monnerat Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.13.n2.2013.p.41-62

Palabras clave:

enunciación. acto de habla. discurso.

Resumen

En este artículo se analizan las operaciones lingüístico-discursivas en los textos mediáticos, noticias e informes periódicos de Rio de Janeiro y São Paulo y portadas de las revistas femeninas del XIX, XX y XXI, con el fin de observar cómo el análisis de la emergencia de la subjetividad contribuye a la comprehensión de los efectos de sentido y la conseguiente construcción de ethé de los enunciadores. Como marco teórico, se utilizarán conceptos y teorías de la enunciación y principios de la Teoría Semiolinguística del Discurso, según el cual todo acto de lenguaje se caracteriza por ser inter enunciativo, regido por un “contrato de comunicación” y realizado bajo ciertas condiciones. A través de la descripción de las tres investigaciones en curso en CIAD-Rio, y que son parte de un proyecto más amplio en el análisis de los textos mediáticos, se presentarán los resultados parciales que apuntan a la importancia de reconocer la modalidad enunciativa en géneros textuales vistos como actos de discurso.

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Biografía del autor/a

Lúcia Helena Martins Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Rosane Santos Mauro Monnerat, Universidade Federal Fluminense

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Gouvêa, L. H. M., Pauliukonis, M. A. L., & Monnerat, R. S. M. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 13(2), 41–62. https://doi.org/10.35956/v.13.n2.2013.p.41-62

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