Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Autores/as

  • Lúcia Helena Martins Gouvêa
  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis
  • Rosane Santos Mauro Monnerat

Palabras clave:

enunciación. acto de habla. discurso.

Resumen

En este artículo se analizan las operaciones lingüístico-discursivas en los textos mediáticos, noticias e informes periódicos de Rio de Janeiro y São Paulo y portadas de las revistas femeninas del XIX, XX y XXI, con el fin de observar cómo el análisis de la emergencia de la subjetividad contribuye a la comprehensión de los efectos de sentido y la conseguiente construcción de ethé de los enunciadores. Como marco teórico, se utilizarán conceptos y teorías de la enunciación y principios de la Teoría Semiolinguística del Discurso, según el cual todo acto de lenguaje se caracteriza por ser inter enunciativo, regido por un “contrato de comunicación” y realizado bajo ciertas condiciones. A través de la descripción de las tres investigaciones en curso en CIAD-Rio, y que son parte de un proyecto más amplio en el análisis de los textos mediáticos, se presentarán los resultados parciales que apuntan a la importancia de reconocer la modalidad enunciativa en géneros textuales vistos como actos de discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia Helena Martins Gouvêa

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Maria Aparecida Lino Pauliukonis

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

Citas

AMOSSY, R. e PIERROT, A. H. (2004). Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba.

ANSCOMBRE, J. C. e DUCROT, O. (1983). L’argumentation dans la langue. Bruxelles: Mardaga.

BENVENISTE, É. (2005). Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes.

CHARAUDEAU, P. (1992). Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette.

CHARAUDEAU, P. (2004). Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual, em I. L. Machado e R. De Mello (Orgs). Gêneros: Reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

CHARAUDEAU, P. (2006a). Discurso político. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2006b). Les stéréotypes, c’est bien, les imaginaires, c’est mieux, em H. Boyer (dir.) Stéréotypage, stéréotypes Tome 4. Fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours, pp. 49-63. Paris: Harmattan.

CHARAUDEAU, P. (2007). Uma análise semiolinguística do texto e do discurso, em M. A. L. Pauliukonis e Gavazzi, S. (Org.) Da língua ao discurso: Reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2. ed.

CHARAUDEAU, P. (2008). Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto.

CHARAUDEAU, P. (2009) Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional, em M. Pietroluongo (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa.

CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. (2004). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto.

DUCROT, O. (1981). Provar e dizer: Linguagem e lógica. São Paulo: Global.

DUCROT, O. (1987). O dizer e o dito. Campinas: Pontes.

JODELET, D. (2001). (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1997). La enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Edicial.

MAINGUENEAU, D. (2000). Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez.

ORLANDI, E. (2002). Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez.

PERELMAN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. (2005). Tratado da argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes.

RANDAZZO, S. (1996). A criação de mitos na publicidade ”“ Como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rocco.

SOUZA, T. C. C. de (2001). A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA. Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UnicampNUDECRI, 7: 65-94.

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Gouvêa, L. H. M. ., Pauliukonis, M. A. L., & Monnerat, R. S. M. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 13(2), 41–62. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33384

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.