Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto obedece a todas as normas da PatryTer e ao Template acessível no link "Submissão"; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • O autor gerou o ORCID e o informou na primeira página da submissão

Diretrizes para Autores

A Revista Patryter não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica latinoamericana.

Apresentação dos Originais

Todos os textos submetidos à Revista PatryTer devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Word ou compatível com ele.

Os(as) autores(as) devem baixar o arquivo Template e redigir o artigo, rigorosamente, a partir do mesmo, respeitando toda a diagramação pré-estabelecida no arquivo.

O artigo enviado deve ser acompanhado do arquivo Carta dos autores ao editor.

Estrutura do artigo:

  • folha de rosto com dados pessoais - máximo 4 autores(as): nome, formação e titulação, instituição, número ORCID - obrigatório - e correio eletrônico;
  • título do artigo;
  • o resumo e o título do artigo devem estar em 3 idiomas (português, espanhol e inglês com tradução realizada por profissional);
  • Até 5 palavras-chave nos três idiomas dos resumos;
  • o texto do artigo, com imagens, tabelas e quadros, se houver;
  • as referências bibliográficas;
  • as notas de fim.

- A folha de rosto deve conter título e esclarecimento da procedência do artigo [tese ou projeto de pesquisa financiado, com as informações em até 3 linhas por autor], nome, vínculo institucional, endereço(s) eletrônico(s) dos(as) autores(as). Todos os autores(as)- máximo 4 - devem ser claramente identificados. Não serão aceitos artigos de mais de 4 autores(as).

- Os artigos, sempre inéditos (passarão por verificação de plágio), devem conter um mínimo de 7000 e máximo de 9000 palavras, usar fonte Garamond tamanho 11, com todas as margens em 2,5 cm e espaçamento entre linhas simples e corpo de texto justificado.

- As resenhas críticas devem ter, no máximo, 2500 palavras, em fonte Garamond tamanho 11 e demais características como as descritas acima.

- Na primeira página, o título do artigo deve ser digitado em fonte Garamond, caixa baixa, tamanho 14, em negrito, centralizado no alto da página, com espaçamento simples entre linhas. Demais títulos, em negrito e tamanho 11, acompanharão os três resumos (português, espanhol e inglês).

                  Título do artigo [Garamond-Bold 14]

                  Titulo del articulo [Garamond-Bold 11]

                  Title of the article [Garamond-Bold 11]

- Resumo (em português), Resumen (em espanhol) e Abstract (em inglês) devem ser em fonte Garamond, tamanho 11, corpo do texto justificado, com espaçamento simples entre linhas, contendo de 100 a 150 palavras, traduzidos por profissional do idioma.

- As palavras-chave devem ser no máximo cinco (em português, espanhol e inglês), dispostas abaixo de cada resumo respectivamente, separadas por ponto e vírgula, todas minúsculas.

- Os subtítulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes ou iguais:

  1. Nível 1: Garamond 12, negrito

       1.1.   Nível 2: Garamond 11, negrito

               1.1.1.  Nível 3: Garamond 11, itálico

- Não iniciar uma nova página a cada subtítulo.

- Não se utilizará notas de rodapé, mas notas de fim em fonte Garamond 10, espaçamento simples e em número romano sequencial (seguir modelo do Template). As notas devem ser muito sintéticas; citações não devem ser feitas nas notas, a não ser complementos de ideias presentes no texto (não elaborar notas com mais de 3 linhas). As notas de fim devem ser inseridas com o recurso automático do editor de texto e não manualmente. O texto não deve ter mais que 15 notas de fim. E cada nota não deve ter mais que 3 linhas.

- As ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser inseridas no texto, e identificadas no corpo do texto, com resolução mínima de 150 dpi, conforme Template.

- Cada figura deve corresponder a uma imagem (mesmo que corresponda a duas cenas, ver exemplo no Template) e estar numerada em sequência e em arábico, identificada no corpo do texto, por extenso (figura 01, figura 02, etc). O mesmo procedimento deve ser adotado para tabelas, gráficos e similares (tabela 01, tabela 02, gráfico 01, gráfico 02, etc), etc. A numeração e títulos de cada um desses elementos virão na parte superior dos mesmos e as respectivas legendas ou fontes, na parte inferior. Neste caso, usa-se a fonte Garamond 11, texto centralizado.

- As tabelas e quadros deverão ser devidamente formatadas, de acordo com os recursos próprios do Word ou editor compatível, utilizando a opção “Inserir Tabela”, e não como imagem colada no texto

- Para submeter o manuscrito, os autores devem fazer um upload no sistema da revista, com o arquivo correto, em formato de editor de texto, compatível com Word 2003 ou mais recente, com tamanho máximo de 4 Mb.

- Na bibliografia respeitar o local exato da pontuação, itálicos, símbolos, datas, recuo da linha inferior, formato da recuperação do texto na internet etc. conforme Template. Caso o texto não respeite todas as normas será devolvido ao(à) autor(a) sem ser avaliado.

- As referências do texto submetido devem seguir rigorosamente as orientações apresentadas no Template, e que estão demonstradas a seguir:

Artigo em periódico

Lemos, A. (2018). Cidades, territórios e memória na América Latina. PatryTer, 1(2), 4-9. doi ou enlace da internet

Livro

Santos, M. (1994). A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec.

Capítulo de livro

Scarlato, F. (1998). Espaço, sociedade e globalização. In M. Santos, A. Lemos & M. Souza (Ed.). O novo mapa do mundo (pp. 23-42). São Paulo: Hucitec.

Doutorado, mestrado, monografia

Palacios, V. (2013). O território e as cidades no período técnico-científico-informacional. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de Brasília, Brasília.

Texto de Anais de evento

Silva, F. & Mesquita, E. (2015). Leituras pós-coloniais. In Anais do Sétimo Congresso em Estudos Pós-coloniais (pp. 21-55). Salvador, Brasil: Editora da Universidade Federal da Bahia. Enlace da internet

Comunicação em congressos

Raeds, A., Lima, L. & Alvarado, I. (2009). Por um conhecimento aplicado à realidade territorial. In Anais do 3o Simpósio Internacional de Geografia (pp. 67-68). Enlace da internet acessível

Artigo em jornal

Boscariol, R. (2000, Julho 19). Onde está a Geografia? Brasília, Correio Braziliense. Enlace da internet

Site web

Tratados Internacionais. (2009). O Tratado de Londres. Enlace da internet

Como citar artigos de PatryTer

Costa, E., Alvarado, I. & Rubio, R. (2020). Resistencias y existencias espaciales en Latinoamérica, el poder del arte, de la cultura y del pueblo. PatryTer, 3(5), 1-18. https://doi.org/10.26512/patryter.v3i5.28985

Artigos

Política padrão de seção

Ensaio

Política padrao de seçao 

Cidades e patrimonialização na Améria Latina - Gecipa

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.