Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.
 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

VerificadoSubmissões abertas Verificado Indexado VerificadoAvaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Critérios adotados para a seleção/avaliação dos artigos submetidos:

Os originais devem ser encaminhados para o repositório SEER UNB de acordo com as normas editoriais. Opiniões, análises e conteúdo teórico, bem como a correção gramatical, ortográfica e de sintaxe, são de inteira responsabilidade dos autores.

Traduções de obras para o português devem vir acompanhadas de autorização por escrito do autor ou, se for o caso, do(s) detentor(es) dos direitos autorais (copyright) ou de seus representantes legais. Traduções de obras de domínio público devem ser acompanhadas de uma introdução crítica e/ou notas de rodapé com comentários sobre o texto, sendo obrigatório o registro do manuscrito junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28.

A Equipe Editorial se reserva o direito de realizar alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. A PatryTer não oferece revisão dos textos, devendo os autores se responsabilizarem pela sua realização. Artigos recebidos com problemas de escrita serão devolvidos aos autores. Os Editores podem solicitar alterações no manuscrito mesmo após a sua aprovação.Somente se publicação artigos que, claramente, contribuam - teórica e metodologicamente - com pensamento sobre cidade, campo e patrimonialização na América Latina.

Política de Acesso Livre:

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Submissões

A Revista Patryter informa que não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica latinoamericana.

Diretrizes para autores:

Para submissão de textos, solicitamos aos autores o atendimento às informações e normas descritas abaixo.

Decisões da Comissão Editorial

a) Os trabalhos enviados serão apreciados, primeiramente, por 2 membros do Conselho Editorial da Revista. Se tiverem potencial de publicação, serão então encaminhados, para avaliação, a pelo menos 2 membros do Conselho Científico, que emitirão pareceres por meio do sistema de avaliação duplamente cega por pares (double blind peer review). O Conselho Científico é formado em sua maior parte por membros externos à instituição editora da Patryter, incluindo colaboradores de outros países, que podem atuar como avaliadores dos trabalhos submetidos. Em suma, somente após a primeira avaliação dos editores o trabalho será encaminhado a dois colaboradores membros do Conselho Científico.

b) Os autores serão notificados pelos editores sobre a aceitação ou recusa dos seus textos, com base nos pareceres recebidos.

c) Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao autor para contato, que se encarregará de fazê-las e de reenviar os textos no prazo máximo de trinta dias.

d) Não serão permitidos acréscimos ou modificações nos textos aceitos depois que eles tiverem sido encaminhados para a arte-final.

e) Não serão aceitos artigos que não apresentem verdadeira contribuição teórica e metodológica ao debate proposto pela PatryTer.

O prazo total e máximo entre o envio do artigo para o Editor Chefe e a normalização e devolução do artigo diagramado é de 34 dias. Mais detalhes sobre o tempo de avaliação em cada etapa pode ser conferido na página 11 de nosso Projeto Político Acadêmico:

http://periodicos.unb.br/index.php/patryter/libraryFiles/downloadPublic/19.

Periodicidade

Semestral, com publicação de novos números prevista para o primeiro dia dos meses de março e de setembro de cada ano.

Política de Armazenamento e Arquivamento Digital

Esta revista utiliza os sistemas LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) e CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe - Controle de Muitas Cópias que Mantém as Coisas Seguras) para arquivamento seguro e permanente do cache da revista. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

Histórico

PatryTer: Revista Latinoamericana de Geografia e Humanidades - publica resultados de investigações inéditas e claramente comprometidas, teórico e metodologicamente, com a dinâmica contemporânea de territórios urbanos e rurais em processo de patrimonialização, na América Latina. Reúne artigos de base disciplinar e interdisciplinar não restritos a estudos de caso, mas que fomentem, epistemologicamente, o debate latinoamericano sobre os processos urbanização, reprodução do campo e à patrimonialização: redefinidores de dinâmicas materiais e simbólicas inerentes à vida espacial no continente.