Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto obedece a todas as normas da PatryTer e ao Template acessível no link "Submissão"; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • O autor gerou o ORCID e o informou na primeira página da submissão

Diretrizes para Autores

A Revista Patryter informa que não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado a comunidade científica latinoamericana.

Apresentação dos Originais

Todos os textos submetidos à Revista PatryTer devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Word ou compatível com ele.

O(a) autor(a) deve baixar o Template e redigir o artigo, rigorosamente, a partir do mesmo, respeitando toda a diagramação pré-estabelecida no arquivo.

Estrutura do artigo:

  • folha de rosto [com dados pessoais do(s) autor(es): nome, formação e titulação, endereço, instituição, correio eletrônico, número orcid - obrigatório];
  • título do artigo;
  • o resumo e o título do artigo em 3 idiomas (português, espanhol e inglês), seguido após o respectivo título em cada idioma;
  • as palavras-chave (até 5) nos três idiomas dos resumos;
  • o texto do artigo, com imagens, tabelas e quadro, se houver;
  • as referências bibliográficas;
  • as notas de fim;

- A folha de rosto deve conter título e esclarecimento da procedência do artigo [tese ou projeto de pesquisa financiado, com as informações em até 4 linhas], nome, vínculo institucional, endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). Se houver mais de um autor, o(s) mesmo(s) deve ser claramente identificado. Serão recusados artigos com mais de 4 autores.

- Os artigos, sempre inéditos (passarão por verificação de plágio), devem conter um mínimo de 7000 e máximo de 9000 palavras, usar fonte Garamond tamanho 11, com margens esquerda e superior de 3,0 e margens direita inferior de 2,0 e espaçamento entre linhas simples e justificado.

As resenhas críticas devem ter, no máximo, 2500 palavras, em fonte Garamond tamanho 11 e demais características como as descritas acima.

- Na primeira página, o título do artigo deve ser digitado em fonte Garamond, caixa baixa, tamanho 14, em negrito, centralizado no alto da página, com espaçamento simples entre linhas. Demais títulos, que acompanharão os três resumos (português, espanhol e inglês) em negrito e fonte 11, acompanhando a fonte de cada resumo;

- Os subtítulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes ou iguais [todos em fonte Garamond 12 e negrito]. Caso haja hierarquias inferiores em cada seção do artigo, utilizar Garamond 11, negrito e itálico. Não iniciar uma nova página a cada subtítulo.

- Não se utilizará notas de rodapé, mas notas de fim em fonte Garamond 10, espaçamento simples e em número romano sequencial (seguir modelo do Template).

- Resumo (em português), Resumen (em espanhol) e Abstract (em inglês) devem ser em fonte Garamond, tamanho 10, justificados, com espaçamento simples entre linhas, contendo de 100 a 150 palavras. As palavras-chave devem ser entre três e cinco (em português, espanhol e inglês) dispostas logo abaixo de cada resumo, respectivamente (seguir modelo do Template).

- Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser enviados em 2 formatos: i) arquivos individuais e separados – em formato JPEG e com resolução mínima de 150 dpi; ii) também postas no corpo do texto (nunca como anexos). Cada figura deve corresponder a uma única e exclusiva imagem e estar numerada em sequência e em arábico, identificada no corpo do texto. O mesmo procedimento deve ser adotado para tabelas, gráficos e similares. A numeração e títulos de cada um desses elementos virão na parte superior dos mesmos e as respectivas legendas ou fontes, na parte inferior (ver Template). Utiliza-se para tanto, fonte Garamond 10.

- As tabelas e quadros deverão ser devidamente formatadas, de acordo com os recursos próprios do Word ou editor compatível, utilizando a opção “Inserir Tabela”, e não como imagem colada no texto

- Para submeter o manuscrito, os autores devem fazer um upload no sistema da revista, com o arquivo correto, em formato Word 2003 ou mais recente, com tamanho máximo de 4 Mb.

- A apresentação de informações numéricas e estatísticas deve seguir rigorosamente as recomendações do manual APA.

- Deve-se mencionar que, no caso de artigos escritos em português, eventuais inconsistências entre as diretrizes do manual da APA e a redação em português devem ser resolvidas pelos autores, considerando as regras gerais de redação da língua portuguesa. A formatação do manuscrito e a elaboração de tabelas, figuras e outros elementos devem prosseguir estritamente de acordo com as recomendações do manual APA. Recomendamos que os autores avaliem, antes da submissão, se seu manuscrito está de acordo com a lista de verificação apresentada nas páginas 241-243 do manual APA. Caso o artigo não siga as diretrizes APA, na formatação de todos os elementos aqui mencionados, o mesmo não será encaminhado à  avaliação. Como fonte para se seguir as normas de publicação da APA, recomenda-se a consulta dos seguintes endereços:

Http://www.apastyle.org/

Http://owl.english.purdue.edu/owl/section/2/10/

 

MODELOS DE REFERENCIA APA:

 

Artigo em periódico:

Lemos, A. (2018). Cidades, terrritório e memória na América Latina. PatryTer, 1 (2), 4-9. Doi ou enlace da internet.

 

Livro:

Santos, M. (1994). A urbanizaçao brasileira. Sao Paulo: Hucitec.

 

Capítulo de livro:

Scarlato, F. (1998). Espaço, sociedade e globalizaçao. In M. Santos, A. Lemos & M. Souza (Ed.). O novo mapa do mundo (pp. 23-42). Sao Paulo: Hucitec.

 

Doutorado, mestrado, monografia:

Palacios, V. (2013). O território e as cidades no periodo técnico-científico-informacional. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de Brasília, Brasília.

 

Texto de Anais de evento.

Silva, F. & Mesquita, E. (2015). Leituras pós-coloniais. In Anais do Sétimo Congresso em Estudos Pós-coloniais (pp. 21-55). Salvador, Brasil: Editora da Universidade Federal da Bahia. Enlace da internet.

 

Comunicaçao em congressos.

Raeds, A., Lima, L. & Alvarado, I. (2009). Por um conhecimento aplicado à realidade territorial. In Anais do 3o Simpósio Internacional de Geografia (pp. 67-68). Enlace da internet acessível.

 

Artigo em jornal.

Boscariol, R. (2000, Julho 19). Onde está a Geografia? Brasília, Correio Braziliense. Enlace da internet.

 

Site web:

Tratados Internacionais. (2009). O Tratado de Londres. enlace da internet.

 

Como citar artigos de PatryTer:

Costa, E., Alvarado, I., & Rubio, R. (2020). Resistencias y existencias espaciales en Latinoamérica, el poder del arte, de la cultura y del pueblo. PatryTer, 3(5). https://doi.org/10.26512/patryter.v3i5.28985

 

APA. (2010). Manual de publicação da American Psychological Association. Washington, DC: APA.

Para demais formas de citação ver: http://periodicos.unb.br/index.php/patryter/about/submissions

 

Artigos

Política padrão de seção

Ensaio

Política padrao de seçao 

Geografias e territórios entrelaçados - Gecipa

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.