Prática de Verificação de Plágio

A Patryter adota uma prática de verificação de plágios em conformidade com as instruções do Comittee On Publication Ethics (COPE). Os artigos submetidos à  revista serão encaminhados para o revisor, que deverá analisar o trabalho pelo software anti-plágio “Plagius” e aqueles artigos que ultrapassarem 15% de similaridade com algum material acadêmico existente passarão por um processo de anÁlise para a verificação de ocorrência ou não do plágio.

O revisor que tenha detectado o plágio avisará o Conselho Editorial da revista sobre suas suspeitas e este, por sua vez, analisará a suspeita ou indicará um parecerista para proceder com a verificação. Serão considerados para a análise da suspeita de plágio, conforme instruções do COPE:

  •         o perfil do autor suspeito de plágio (se pesquisador acadêmico iniciante ou experiente), para verificação inicial sobre a intenção maliciosa ou não do plágio;
  •         a extensão do plágio (cópia parcial ou integral) e o material plagiado (frases e trechos, disseminados ou concentrados em uma seção específica: metodologia, considerações finais etc.).

Constatado o plágio pelo revisor, o autor do trabalho submetido será comunicado do ocorrido pela revista e instado a prestar esclarecimentos. Após esclarecimentos do autor suspeito de plágio, de acordo com as recomendações do COPE, as seguintes medidas serão tomadas.

  •         Em caso de não-resposta de nenhum dos autores do texto submetido, em um prazo de 3 semanas, os autores do trabalho plagiado serão avisados do ocorrido para que tomem as providências que considerarem cabí­veis.
  •         Em caso de explicação insatisfatória ou de admissão do plágio, será encaminhada mensagem para o autor rejeitando a submissão, com a explicação do posicionamento da revista e sobre a expectativa em relação ao comportamento futuro dos autores. A ví­tima do plágio será comunicada de todas as informações levantadas sobre o plágio de seu trabalho. Por fim, o revisor que detectou a situação de plágio também será avisado por escrito da decisão do Conselho Editorial da revista Patryter, bem como dos desdobramentos desta decisão.
  •         Em caso de resposta com explicação satisfatória (erro ou inexperiência do autor), será encaminhada uma mensagem de recusa do artigo ou de requerimento de revisão, explicando a posição da revista e com instruções sobre expectativas para comportamento futuro. O revisor que detectou a situação de plágio também será avisado por escrito da decisão do Conselho Editorial da revista Patryter, bem como dos desdobramentos desta decisão.

 

Material Consultado para elaboração deste documento:

https://publicationethics.org/case/suspected-plagiarism-1

https://researchintegrityjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41073-016-0021-8

https://publicationethics.org/files/plagiarism%20A.pdf