(RE)invenções e curadoria: ações de um programa de extensão em cinema-educação
(Re)inventions and curated: actions of an extension program in cinema-education
Palavras-chave:
pandemia, curadoria, práticas extensionistasResumo
RESUMO Neste texto serão compartilhados suportes teóricos e rumos para o trabalho de curadoria cinematográfica do programa de extensão Educação, cinema, outros territórios da Universidade Federal de São João del-Rei durante dois anos da pandemia da Covid-19. Na ocasião interromperam-se as possibilidades presenciais de cineclube e atividades de criação com crianças e idosos que até então eram realizadas. Serão compartilhadas análises sobre a pesquisa e a curadoria que resultaram na produção do catálogo Imagear: caderno para brincar e fazer cinema, e a promoção de cursos de extensão em plataformas digitais para interessados no trabalho com educação e imagens. Como resultado, identifica-se que sustentamos com as atividades três gestos que fizeram frente diante da macropolítica de morte que predominou na pandemia: a prática extensionista universitária, o cinema brasileiro em sua diversidade e a afirmação da infância como potência de invenção de novas possibilidades de trabalho conjunto e de vida.
PALAVRAS-CHAVES: práticas extensionistas; Cinema e educação; pandemia; curadoria; criação de novos possíveis.
ABSTRACT In this text, theoretical supports and directions for the work of cinematographic curated of the Education, Cinema, Other Territories of the Federal University of São João del-Rei will be shared during two years of the Covid-19 pandemic. On that occasion, the possibility of in-person film clubs and creative activities with children and the elderly, which were central until then, were interrupted. We then share analyzes of the research and curated that resulted in the production of the Imagear catalog: notebook to play and make cinema, and the promotion of extension courses on digital platforms for those interested in working with education and images. As a result, we identified that, with our activities, we supported three gestures that faced the macropolitics of death that prevailed in the pandemic: the university extension practice, Brazilian cinema in its diversity and the affirmation of childhood as a power of invention of new possibilities of work collectivity and life.
KEYWORDS: extension practices, Cinema and education, pandemic; curated, creation of new possibilities.
Downloads
Referências
ALEGRIA, J. DUARTE, R. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Revista Educação e Realidade, v. 33, n. 1, p. 59-80, 2008.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008.
BERGALA, Alain. A Hipótese-cinema. Pequeno Tratado De Transmissão Do Cinema Dentro E Fora Da Escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio De Janeiro: Booklink - Cineadlise-fe/Ufrj, 2008
CREMA, Roberto; LELOUP, Jean-Yves; Weil. Pierre. Normose: A patologia da normalidade, Editora: Verus, 2003
FANTIN, M. Cinema e infância na escola: algumas questões sobre a escolha dos filmes para crianças. In: FRESQUET, A. (Org.). Cinema e Educação: A Lei 13.006. Belo Horizonte: Universo Produções, 2015 . p. (178-186).
FRESQUET, A. Abecedário de Cinema com Jorge Larrosa. Rio de Janeiro: LECAV, 2017. DVD. 70 min, cor.
GIRARDELLO, G. Encontrar, escolher e articular filmes brasileiros para crianças: notas a partir de uma curadoria. In: FRESQUET, A. (Org.). Cinema e Educação: A Lei 13.006. Belo Horizonte: Universo Produções, 2015. (p.187– 195).
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 263-280, ago. 2013. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1984- 02922013000200004. Acesso em: 27 de setembro de 2021.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
OMELCZUK, F.; SCARELI, G. Imagear: caderno para brincar e fazer cinema. Universidade Federal de São João del- Rei. UFSJ. Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários- PROEX. GEFI. Caburé selo editorial, 2021.
PELBART, P. Esgotamento e criação. Em: PELBART, P. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n -1 edições, 2013.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. (SBP). Manual de Orientação: menos tela, mais saúde. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-atualiza-recomendacoessobre-saude-de-criancas-e-adolescentes-na-era-digital/. Acesso: 25 de setembro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Participação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.