Humanismo caboclo: educação popular e extensão universitária

Autores

  • Luciano de Melo Sousa Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Humanismo. Educação popula. Cidadania. Extensão universitária. Juventude do campo.

Resumo

Esta é uma análise do projeto de extensão Humanismo Caboclo desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) entre os anos de 2010 e 2012. Contribuir com o processo educativo de jovens do campo na grande microrregião de Pedro II (municípios de Lagoa de São Francisco, Piripiri, Sigefredo Pacheco, Pedro II e Juazeiro) é o grande objetivo do projeto. Tem como parâmetro as referências do educador Paulo Freire. Por meio de parcerias, assessoria pedagógica e práticas educativas, contribui direta e indiretamente com a formação humanista de jovens do campo. As principais atividades do projeto são: realização de dois cursos de formação de educadores jovens camponeses, acompanhamento pedagógico de educadores populares jovens; orientação de quatro projetos de iniciação científica; acompanhamento pedagógico das atividades educativas da EFA Maria da Cruz e a participação da coordenação estadual Recid-PI. Essas atividades dialogam com o anseio geral do projeto: contribuir para que todos seus participantes possam fazer escolhas que provoquem vivências plenas e livres de opressões e discriminações bem como justas e solidárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Melo Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professor doutor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membro do Nucepe e pesquisador sobre cultura, juventude, educação popular e extensão universitária.

Referências

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 09/01/2013.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensinopesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
JARA, Oscar H. Como sistematizar? Uma proposta em 5 tempos. Disponível em: http://www.programacapivara.org/downloads_files/texto_oscar_jara.pdf. Acesso em 04/12/2012.
LIMA, Paulo Costa. Formação cidadã, reforma curricular e extensão universitária in: XXVI Fórum Regional de Pró-reitores de Extensão
das Universidades Públicas Brasileiras: Regional Nordeste (Anais). Natal: Edufrn, 2002.
MELO NETO, José Francisco de. Extensão universitária como trabalho social útil. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/producao_academica/artigos/pa_a_ext_trabalho_social.pdf. Acesso em: 10/01/2013.
EMBRAPA/UNEFAB. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, Revista da Formação por Alternância, volume 2, n. 1. Brasília, 2006.
SOUSA, Luciano de Melo. Relatório anual do projeto Humanismo Caboclo (2012). Teresina: mimeo, 2012.
SOUSA, Luciano de Melo. Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. Disponível em: www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/.../3006. Acesso em: 06/03/2013.
SOUZA, João Francisco de. A atualidade de Paulo Freire: contribuição ao debate sobre a educação na diversidade cultural. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

SOUSA, Luciano de Melo. Humanismo caboclo: educação popular e extensão universitária. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 111–121, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24759. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.