Cons-Ciência na Educação Ambiental: projetos de EA no Ensino de Química e Biologia
Palavras-chave:
Educação ambiental. Formação inicial continuada de professor.Resumo
O projeto intitulado "Cons-Ciência na Educação Ambiental" vem sendo realizado em escolas de nível médio do Distrito Federal de Ensino Médio, colaborando no desenvolvimento de projetos de educação ambiental nessas instituições. O projeto tem possibilitado a indissociabilidade desejada ensino-pesquisa-extensão.Downloads
Referências
ALCÂNTARA, A. A. M. Investigação das concepções sobre educação ambiental de professores de escolas do Distrito Federal.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química). Instituto de Química ”“ Universidade de Brasília. 2007.
ALVES, N. G. Reaprendendo velhas lições: um projeto para a escola de 2º grau. Campinas: Cadernos CEDES, n. 29, p. 57-62.
1993.
ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1,
p.15- 27, 2001.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao
movimento CTS. IV Seminário Ibérico de Ciências, Tecnologia y Sociedad em La Educación Científica Málaga (Espanha), 3-5
Julho - Las relaciones CTS en la Educación Científica. Ano 2006. CD-ROM. ISBN 84-689-8925-8. Disponível em: <http://www.ige.
unicamp.br/gapi/Auler%20Delizoicov%201.pdf>.
CASTRO, R. S. Como a educação ambiental é trabalhada em escolas públicas de uma cidade do DF. Trabalho de Conclusão de
Curso. (Graduação em Licenciatura em Química). Instituto de Química ”“ Universidade de Brasília. 2006.
GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 12ª. Ed. Campinas: Editora Papirus. 2009.
GUIMARAES, Z. F. S. Educação Ambiental no Projeto de Assentamento Santo Idelfonso: uma experiência no Município de Novo
São Joaquim, Mato Grosso, 1997. Dissertação de Mestrado em Educação e Meio Ambiente. Instituto de Educação, UFMT.
GUIMARAES, Z. F. S.; SANTOS, W. L. P.; MACHADO, P. F. L.; BAPTISTA, J. A. Projetos de educação ambiental em escolas do Distrito
Federal: a difícil tarefa da sistematização e da interdisciplinaridade.. In: V EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental,
2009, São Carlos. Anais do V EPEA, 2009. p. 1-14.
KOFF, E. D. A questão ambiental e o estudo de Ciências; algumas atividades. Goiânia: Editora da UFG. 1995.
KRASILCHIK, M. Educação ambiental na escola brasileira; passado, presente e futuro. In; Ciência e Cultura, v.38, n.12. 1986.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5ª. Ed. Petrópolis: Vozes/PNUMA. 2007.
LEITE, B. S. F. Educação ambiental no ensino de Química: análise de um projeto em uma escola pública do DF. Trabalho de
Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química). Instituto de Química ”“ Universidade de Brasília. 2006.
MACHADO, P. F. L.; BAPTISTA, J. A.; TRINDADE, J. A.; SANTOS, W. L. P. Concepções de professores sobre educação ambiental
no ensino de química. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.
MELLO, D. C. Inserção da Química Verde nas aulas de Química do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em
Licenciatura em Química). Instituto de Química ”“ Universidade de Brasília. 2006.
RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação ”“ uma prática em transformação. In: Ferreira, N.S.C. (Org). Supervisão Educacional para
uma Escola de Qualidade. São Paulo, Cortez, 2006.
ROSSO, A. J. A distância entre o projeto da educação Ambiental e a forma como se efetiva o Ensino de Ciências. In: GUERRA, A.
F. S.; TEGLIEBER, J. E. (Orgs.). Educação Ambiental: fundamentos, práticas e Desafios. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí. 2007.
SCHEINER, T. C. M. O uso educativo da paisagem: Educação ambiental e interpretação da natureza. Rio de Janeiro: Boletim FBCN,
n. 19: 180-191. 1984.
SANTOS, W. L. P.; MACHADO, P. F. L.; MATSUNAGA, R. T.; SILVA, E. L.; VASCONCELOS, E. V.; SANTANA, V. R. Práticas de educação
ambiental em aulas de química em uma visão socioambiental: perspectivas e desafios. Revista Eureka sobre Enseñanza y
Divulgación de las Ciencias. v. 7, p. 260-270, 2010.
SEARA FILHO, G. Educação Ambiental: questões metodológicas. Ambiente. Rev. CETESB de tecnologia, v.6, n., p. 45-48. 1992.
SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. FERRARO JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Educação e
Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.
TRINDADE, J. A. Projetos Pedagógicos da Educação Ambiental no Ensino de Química: Uma proposta para a interdisciplinaridade.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química). Instituto de Química ”“ Universidade de Brasília. 2006.
TRISTÃO, M. (2007). Espaços/tempos de formação em Educação Ambiental. In: GUERRA, A. F. S.; TEGLIEBER, J. E. (Orgs.). Educação
Ambiental: fundamentos, práticas e Desafios. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí.
VAZ, C. R.; FAGUNDES, B.; PINHEIRO, N. A. M. O Surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: uma Revisão.
Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia ”“ 2009. p. 98-116. ISBN: 978-85-7014-048-7
WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZUIN, V. G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química. Campinas: Editora Átomo. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.