Cinedebate: Exibições comentadas de filmes e documentários
Palavras-chave:
extensão universitária; projetos de extensão;Resumo
O projeto de extensão Cinedebate caracterizou-se, no ano de 2013, por ser uma tentativa de estabelecimento de vínculo entre os membros de uma universidade pública ”“ estudantes, professores e técnicos-administrativos ”“ e a comunidade externa ”“ especialmente estudantes e professores de escolas da região sudoeste do Paraná ”“ por meio da exibição de filmes e de documentários, tanto nacionais quanto estrangeiros. A escolha dos títulos exibidos obedeceu a critérios didáticos, sem descuidar do possível interesse artístico para os participantes externos bem como de temáticas contemporâneas abordadas nos filmes. Após cada exibição na Casa de Cultura do município de Realeza, Paraná, era estabelecido um diálogo com os participantes da sessão. Discutir esses diferentes gestos de interpretação dos leitores dos textos fílmicos, compreendidos como materialidades verbais e não-verbais, sonoras e visuais, e associá-los a elementos culturais e científicos, bem como experienciais, foram os principais objetivos do projeto. No presente texto, é feita uma descrição do projeto, em especial da sessão do dia 12 de junho, sessão com maior número de participantes em 2013, abrindo espaço para uma reflexão sobre o cinema em municípios do interior como um caminho para se estabelecer um vínculo entre o conhecimento científico e a prática política e cultural na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.