Conexão de saberes: a extensão da Universidade de Brasília em Ceilândia e as expectativas dos jovens de origem popular

Autores

  • Verônica Lima da Fonseca Almeida Universidade de Brasília
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Universidade de Brasília
  • Maria de Fátima R. Makiuchi Universidade de Brasília
  • Danielle Guedes Silva Universidade de Brasília
  • Yara Ribeiro da Silva Universidade de Brasília
  • Layane Lorrane da Silva Neves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Juventude. Desigualdade. Acesso à universidade pública.

Resumo

A maioria dos jovens de origem popular passa grande parte da sua vida estudando na rede pública de ensino. No entanto, ao término do Ensino Médio, a maioria não consegue garantir o seu ingresso em universidades públicas, o que demonstra que estes jovens estão em condição de desigualdade. Neste quadro, muitos desistem de entrar na universidade enquanto outros continuam tentando novos vestibulares. Este artigo1 objetiva discutir a situação dos jovens de origem popular da cidade de Ceilândia, DF, alunos do ensino médio e suas expectativas em relação ao Ensino Superior. Esta expectativa é levantada pelos conexistas do Projeto Caminhadas para a Universidade em Ceilândia, utilizando como instrumento metodológico um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que os investigados, em sua maioria, já prestaram vestibular para adquirir experiência, tendo os cursos de letras, direito e pedagogia como destaque. Conclui-se que a maioria dos jovens tem o objetivo de entrar na universidade pública com o intuito de fazer concurso público e ter um cargo efetivo, enquanto uma minoria busca continuidade nos estudos para se realizar na área escolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Lima da Fonseca Almeida, Universidade de Brasília

Mestranda pelo Centro de Desenvolvimento sustentável (CDS/UnB) e integra a equipe do projeto.

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Universidade de Brasília

Professora doutora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB.

Maria de Fátima R. Makiuchi, Universidade de Brasília

Professora doutora do Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS-UnB e coordenadora do projeto

Danielle Guedes Silva, Universidade de Brasília

Graduanda em Letras pela UnB e integra a equipe do projeto.

 

Yara Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Graduanda em Letras pela UnB e bolsista do programa.

Layane Lorrane da Silva Neves, Universidade de Brasília

Graduanda em Letras pela UnB e integra a equipen do projeto.

Referências

FIGUEIRA, Ary. Violência em Ceilândia faz a polícia trabalhar com hipótese de guerra de gangues. Correio Brasiliense. Brasília, 23/9/2008. Caderno Cidades.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 2000.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Censo Demográfico, 2000. Disponível em: <http://www.ceilandia.df.gov.br/dadosdemográficos>. Acessado em: 7/3/2009 (a).
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Administração Regional da Ceilândia. Disponível em: <www.ceilandia.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=60335>. Acessado em: 7/3/2009 (b).
KLINGL, Erika. As raízes da violência. Correio Brasiliense. Brasília, 1º/3/2009. Caderno Cidades, p. 30-31.
MARTINS, Leila Chalub et al. Introdução. In Silva, Ana Lidia da (et al), Caminhadas de universitários de origem popular: UnB. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. (Coleção caminhada de universitários de origem popular).
MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. In Revista Brasileira de Educação, n. 5 maio/jun./jul./ago. 1997. Disponível em:
<http://www.aracati.org.br/portal/pdfs/13_Biblioteca/Publicacoes/Juventude_Conteporaneidade.pdf#page=25>. Acessado em: 28/4/2009.
OLIVEIRA, Rhaul de. Quem é o Rhaul de Oliveira? In Silva, Ana Lidia da (et al), Caminhadas de universitários de origem popular: UnB. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. (Coleção caminhada de universitários de origem popular).

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

ALMEIDA, V. L. da F.; ZANETI, I. C. B. B.; MAKIUCHI, M. de F. R.; SILVA, D. G.; SILVA, Y. R. da; NEVES, L. L. da S. Conexão de saberes: a extensão da Universidade de Brasília em Ceilândia e as expectativas dos jovens de origem popular. Participação, [S. l.], n. 17, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24145. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)