HOSPITAL DO URSINHO DE BRASÍLIA: UMA MISSÃO SOCIAL
Resumo
O “Hospital do Ursinho de Brasília” é um projeto de extensão realizado voluntariamente por estudantes de medicina da Universidade de Brasília (UnB) em Centros de Educação Infantil (CEI) do Distrito Federal semanalmente. Iniciado em 2014, o projeto foi inspirado por iniciativas semelhantes em países nórdicos, com grande aceitação pelas crianças, pais, responsáveis, educadores e profissionais de saúde. O projeto objetiva reduzir o medo e aversão das crianças pelos médicos e ambientes hospitalares, condição conhecida como iatrofobia ou "Síndrome do Jaleco Branco". A missão é conscientizar as crianças sobre o cuidado com o corpo, de forma lúdica, criativa e empática, possibilitando melhores resultados na promoção e prevenção à saúde.
Downloads
Referências
2. Blount, R. L.; Loiselle K. A.. Behavioural assessment of pediatric pain, Pain Res Manag. 2009 Jan-Feb;14(1):47-52.
3. Corinna, Leonhardt. Does the ‘Teddy Bear Hospital’ enhance preschool children’s knowledge? A pilot study with a pre/post-case control design in Germany, 2013 Manag. 14(1): 47”“52, jan./feb. 2009.
4. Ekman, Paul. Basic Emotions, Handbook of Cognition and Emotion, 1992.
5. Motta, C. R. A. da; Carvalho, C. R. de; Afonso, D. H.; Silva, E. C. de F.. A criança com medo de médico. Inf Psiquiatr, 5(3): 70-3, jul./set. 1986.
6. Singh, K. A.; Moraes, A. B. A. de; Bovi Ambrosano, G. M. Medo, ansiedade e controle relacionados ao tratamento odontológico. Pesq Odont Bras, v. 14, n. 2, p. 131-136, abr./jun. 2000.
7. Skinner, B. F. Science and Human Behavior, 1953. New York: MacMillan
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.