Dificuldades de inclusão social pela cultura: o caso do Polo Costa Norte (Maranhão, Piauí e Ceará)

Autores

  • Elimar Pinheiro do Nascimento Universidade de Brasília
  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília
  • David Leonardo Bouças da Silva Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Inclusão social. Cultura. Turismo. Polo Costa Norte.

Resumo

Sociedade e Estado, personagens fundamentais na promoção da inclusão social, têm trabalhado com o binômio emprego e renda para mitigar a pobreza e a desigualdade, particularmente, por meio da educação e da capacitação de jovens e adultos. A experiência relatada trata da inclusão social por meio da identifi cação e estímulo de grupos culturais desenvolvida no Polo Costa Norte, que abrange como principais atrativos os Parques Nacionais dos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, e Áreas de Proteção do Delta do Parnaíba e de Jericoacoara. Esta iniciativa foi executada em parceria entre universidades e ONGs, com fi nanciamento do Ministério do Turismo e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A experiência mostrou a necessidade de articular políticas, contextos e culturas. Apesar da importância do turismo como ferramenta de inclusão social através da promoção da cultura local, observou-se difi culdades para realizar com êxito o ensejo, dentre elas: desarticulação, descrença e falta de visão empreendedora dos grupos culturais na sua capacidade de inserção no mercado turístico; carência de sensibilização do empresariado local para o trabalho sistemático com grupos culturais; forte presença de menores nos grupos culturais; desconhecimento acerca das potencialidades culturais locais; e perspectiva de curto prazo na execução de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elimar Pinheiro do Nascimento, Universidade de Brasília

Professor doutor em Sociologia, pós-doutor em Ciências Sociais e Diretor do CDS/UnB,.

Helena Araújo Costa, Universidade de Brasília

Professora do ADM/UnB, doutora em Desenvolvimento Sustentável e Mestre em Turismo.

David Leonardo Bouças da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Desenvolvimento Sustentável.  

Referências

ABRANCHES, Sérgio. Os despossuídos: crescimento e pobreza no país dos milagres. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcante de e VILLELA, Renato. A Situação social no Brasil: um balanço de duas décadas. Rio de janeiro: IPEA, 1990.
BUARQUE, Cristovam. A Revolução nas prioridades: da modernidade técnica à modernidade ética. São Paulo: Paz e terra, 1994.
CARVALHO, Rossane C. Turismo nos Lençóis Maranhenses: estudo das representações sociais de atores sobre a situação atual e futura do turismo nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, MA. 311p. Tese de Doutorado, CDS/Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
DEMO, Pedro. A pobreza da pobreza. São Paulo: Vozes, 2003.
ESCOREL, Sarah. Vidas ao leu: trajetórias de exclusão social. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.
FARIA, Vilmar. A conjuntura social brasileira: dilemas e perspectivas. Novos Estudos Cebrap, 33, São Paulo, jul. 1992, p. 103-114.
HOFFMAN, R. A Pobreza no Brasil: análise dos dados dos censos demográficos de 1970 e 1980. VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ECONOMETRIA, São Paulo, 1984, mimeo.
JAGUARIBE, Hélio. Brasil: reforma ou caos. Rio de janeiro: Paz e terra 1989.
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DO MEIO AMBIENTE - LIMA/COPPE/UFRJ, Ministério do Turismo ”“ MTUR. Avaliação Ambiental Estratégica: linha de base aspectos do turismo na Costa Norte. Rio de Janeiro: 2006. Disponível em http://www.lima.coppe.ufrj.br/aaecostanorte Acessado em maio de 2007.
MINISTÉRIO DO TURISMO (MTUR). Programa de Regionalização do Turismo: diretrizes operacionais. Brasília, 2005.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários. In Burzstyn, M. (Org.) No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Globalização e exclusão social: fenômenos de uma nova crise da modernidade? In DOWBOR, L.; IANNI, O.; RESENDE, E. (Orgs). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. A exclusão social na França e no Brasil: situações (aparentemente) invertidas , resultados (quase) similares? In Diniz, E.; Leite Lopes, J. Sérgio e Prandi, R. (Orgs). O Brasil no rastro da crise. São Paulo/Rio de Janeiro: Anpocs”“Hucitech-Ipea, 1994.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Projetos nacionais e exclusão social. Planejamento e políticas públicas, 10, Ipea, Brasília, dezembro de 1993, p. 91-116.
BARROS, R. P.; CARVALHO, Mirela de. A política social brasileira. In: URANI, A.; ROURE, M. (Org.). Investimento privado e desenvolvimento: balanço e desafios. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2005, p.
109-131.
PASTORE, J.; ZYLBERSTJN, H. E PAGOTTO, C. S. Mudança social e pobreza no Brasil: 1970-1980 (O que ocorreu com a família brasileira?). São Paulo: Pioneira, 1983.
PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Brasília, 2006.
ROCHA, Sonia. Pobreza no Brasil: Afinal, de que se trata? (3. ed.). Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006.
ROCHA, Sonia. Pobreza metropolitana e os ciclos de curto prazo: um balanço dos anos 80. Rio de Janeiro: IPEA, Boletim Conjuntural, n. 12, jan.1991, p. 35-39.
SACHS, Ignacy. Inclusão social pelo trabalho. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
SACHS, Jeffrey. O fim da pobreza: como acabar com a miséria mundial nos próximos 20 anos. São Paulo: Companhia das letras, 2005.
SCHWARTZMAN, Simon. As causas da pobreza. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; COSTA, Helena Araújo; SILVA, David Leonardo Bouças da. Dificuldades de inclusão social pela cultura: o caso do Polo Costa Norte (Maranhão, Piauí e Ceará). Participação, [S. l.], n. 15, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24464. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.