Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância

Autores

  • Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello Universidade de São Paulo
  • Silvia Maria Guerra Molina Universidade de São Paulo
  • Márcia Regina Farias da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Eneida Elisa Mello Costa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Artesanato. Extensão. Cidadania.

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no curso de graduação a distância em Administração promovido pela Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Além disso, como a disciplina trata de responsabilidade social e Terceiro Setor, foi possível fazer com que a atividade prática tivesse um caráter ético, responsável e fi lantrópico promovendo a interação entre alunos e organizações do Terceiro Setor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, Universidade de São Paulo

Professora doutora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Departamento de Economia, Administração e Sociologia ”“ Ciências Humanas.

Silvia Maria Guerra Molina, Universidade de São Paulo

Professora doutora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/ USP). Departamento de Genética.

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora doutora do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Faculdade de Ciências (Facem), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Eneida Elisa Mello Costa, Universidade de São Paulo

Professora doutora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP.  

Referências

FRIGOTTO, Gaudencio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. (org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, p. 25-50, 1995.
LEFF, Enrique. Tiempo de Sustentabilidad. Revista Ambiente e Sociedade. Campinas, n. 6/7, p. 5-15, jan./dez., 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n., 80, p. 11-43, mar. 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. Cap. 3, p. 137-166. (Coleção para um Novo Senso Comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática; v. 4).
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revidado. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e político na pós-modernidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 348.
SILVA, Márcia Regina Farias da. Ciência, técnica e experiências sociais na pesquisa e na extensão universitária: possibilidades de diálogos entre saberes. Tese de doutorado em Ecologia Aplicada,
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo: Piracicaba, 2009, 211p.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5-24, 2000.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

GARAVELLO, Maria Elisa de Paula Eduardo; MOLINA, Silvia Maria Guerra; SILVA, Márcia Regina Farias da; COSTA, Eneida Elisa Mello. Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância. Participação, [S. l.], n. 15, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24480. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico