Comunicação para sustentabilidade: relato da experiência de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com o Projeto SOS Ribeirão Sobradinho
Communication for sustainability: report of the teaching, research and extension experience in dialogue with the SOS Ribeirão Sobradinho Project
Palabras clave:
comunicacao, sustentabilidade, ribeirao, sobradinhoResumen
RESUMO O artigo é um relato de experiência de ensino/pesquisa/extensão desenvolvida por meio da parceria de estudantes e docentes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e a Associação SOS Ribeirão Sobradinho. Em uma proposta de construção colaborativa de soluções para as questões comunicacionais da Associação, foram realizadas diferentes ações que se desdobraram em cinco trabalhos de conclusão de curso e dois semestres de oferta da disciplina “Tópicos Especiais em Comunicação - Comunicação para Sustentabilidade”. Tendo por base a metodologia do aprender coletivo (WARSCHAUER, 2018) e as noções de comunicação para sustentabilidade (MOURA et al, 2011), observa-se que as atividades fortalecem tanto o compromisso social reafirmado por Paulo Freire (2011) como abre perspectivas para a implementação da curricularização da extensão universitária.
PALAVRAS-CHAVE Comunicação, Sustentabilidade, SOS Ribeirão Sobradinho
ABSTRACT The article is a report of a teaching/research/extension experience developed in partnership with students and professors from the Faculty of Communication of the University of Brasília and the SOS Ribeirão Sobradinho Association. In a proposal of collaborative solutions for the Association’s communication issues, different actions were carried out that unfolded into five research and two semesters offering the subject “Special Topics in Communication - Communication for Sustainability”. Based on the methodology of collective learning (WARSCHAUER, 2018) and the notions of communication for sustainability (MOURA, 2010), it is observed that the activities strengthen both the social commitment reaffirmed by Paulo Freire (2011) and open perspectives for the implementation of the curricularization of university extension.
KEYWORDS Communication; sustainability; SOS Ribeirão Sobradinho
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Citas
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