Comunicação para sustentabilidade: relato da experiência de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com o Projeto SOS Ribeirão Sobradinho

Communication for sustainability: report of the teaching, research and extension experience in dialogue with the SOS Ribeirão Sobradinho Project

Autores/as

  • Dione Oliveira Moura
  • Mariana Ferreira Lopes
  • Márcia Marques
  • Ana Cláudia Gonçalves Mascarenhas
  • Giullia Vênus Santos
  • Neyrilene Raquel Souza da Costa
  • Felipe Sousa Alves
  • Sthael Gomes dos Santos Patrício

Palabras clave:

comunicacao, sustentabilidade, ribeirao, sobradinho

Resumen

RESUMO O artigo é um relato de experiência de ensino/pesquisa/extensão desenvolvida por meio da parceria de estudantes e docentes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e a Associação SOS Ribeirão Sobradinho. Em uma proposta de construção colaborativa de soluções para as questões comunicacionais da Associação, foram realizadas diferentes ações que se desdobraram em cinco trabalhos de conclusão de curso e dois semestres de oferta da disciplina “Tópicos Especiais em Comunicação - Comunicação para Sustentabilidade”. Tendo por base a metodologia do aprender coletivo (WARSCHAUER, 2018) e as noções de comunicação para sustentabilidade (MOURA et al, 2011), observa-se que as atividades fortalecem tanto o compromisso social reafirmado por Paulo Freire (2011) como abre perspectivas para a implementação da curricularização da extensão universitária.

PALAVRAS-CHAVE Comunicação, Sustentabilidade, SOS Ribeirão Sobradinho

ABSTRACT The article is a report of a teaching/research/extension experience developed in partnership with students and professors from the Faculty of Communication of the University of Brasília and the SOS Ribeirão Sobradinho Association. In a proposal of collaborative solutions for the Association’s communication issues, different actions were carried out that unfolded into five research and two semesters offering the subject “Special Topics in Communication - Communication for Sustainability”. Based on the methodology of collective learning (WARSCHAUER, 2018) and the notions of communication for sustainability (MOURA, 2010), it is observed that the activities strengthen both the social commitment reaffirmed by Paulo Freire (2011) and open perspectives for the implementation of the curricularization of university extension.

KEYWORDS Communication; sustainability; SOS Ribeirão Sobradinho

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, F.S. Memória reportagem: Contexto e impacto dos projetos de comunicação de alunos da FAC/UnB na ONG e movimento SOS Ribeirão Sobradinho. Memória de Pesquisa (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2021.

COSTA, N.S. Blog SOS Ribeirão Sobradinho: divulgação de ações ambientais por meio da comunicação. Memória de Pesquisa (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2020.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARQUES, M. JORGE, T. M. A arte de negociar a notícia.: A experiência do jornal-laboratório Campus da UnB. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 1, n. 3, p. 110-135, 2008.

MASCARENHAS, A.G. @DISTRITO.CERRADO: Uma revista para Instagram sobre vida sustentável no Distrito Federal. Memória de Pesquisa (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

MOURA, D.O. Jornalismo e a transversalidade da pauta socioambiental - formação universitária, prática profissional, ensino, pesquisa e extensão. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor, 2010.

MOURA, D.O et. al. Projete Comunicação para Sustentabilidade: experiências, resultados e perspectivas. In: Universidade para o Século XXI, Educação e Gestão Ambiental na Universidade de Brasília. Decanato de Extensão, Universidade de Brasília, 2011

SANTOS, G. O. Comunicação para sustentabilidade: planejamento de comunicação junto à Associação SOS Ribeirão Sobradinho. Memória de Pesquisa (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2020.

TRIGUEIRO, et al. Manual de Comunicação e Meio Ambiente. São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 2004.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Editora Paz e Terra, 2018.

ZORZIN, F. et al. Análise da qualidade da água do Ribeirão Sobradinho – contaminação ambiental e qualidade de vida, Distrito Federal, 2011. Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 5, n. 4, p. 107-118, 2011. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1061. Acesso em: 21 set. 2019.

Publicado

2022-09-15

Cómo citar

DIONE OLIVEIRA MOURA; MARIANA FERREIRA LOPES; MÁRCIA MARQUES; ANA CLÁUDIA GONÇALVES MASCARENHAS; GIULLIA VÊNUS SANTOS; NEYRILENE RAQUEL SOUZA DA COSTA; FELIPE SOUSA ALVES; STHAEL GOMES DOS SANTOS PATRÍCIO. Comunicação para sustentabilidade: relato da experiência de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com o Projeto SOS Ribeirão Sobradinho: Communication for sustainability: report of the teaching, research and extension experience in dialogue with the SOS Ribeirão Sobradinho Project. Participação, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 158–170, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45045. Acesso em: 8 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.