Contribuições da Rede UnBcast de Podcasts Universitários à Extensão, à Comunicação Pública e à Inovação

Autores

Palavras-chave:

Podcasting, Universidade, UnBcast

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a reflexão analítica sobre o primeiro ano de atuação do Projeto e da Rede UnBcast de Podcasts Universitários. Como eixos de articulação teórica utiliza os conceitos de Podcasting, Comunicação/Radiodifusão Pública, Divulgação Científica, Inovação, Letramento Mediáticoe Extensão. Metodologicamente, o trabalho adota a estratégia da triangulação entre os fundamentos da pesquisa qualitativa, a abordagem descritiva e o relato de experiência. Como resultados, assinala-se que a podosfera universitária tem: a) se consolidado como lócus privilegiado para atos de inovação em mídia sonora; b) se constituído como um dos espaços-tempo protagonistas da divulgação científica e cultural; c) se popularizado como meio de comunicação pública; d) contribuído no campo do letramento mediático e transmediático, na medida em que se constata a capacidade dos(as) jovens universitários como "prosumers" que promovem a partilha e a produção de conteúdos mediáticos de diferentes tipos e níveis de complexidade; e) proporcionado a execução de ações extensionistas como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Bruno Pinheiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Universidade de Brasília

Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutor em Comunicação (UnB). Pós-doutorado em Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho/Portugal). Líder do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (UnB/CNPq). Integrante do LaPCom - Laboratório de Políticas de Comunicação (UnB/CNPq) e do Acesso Livre (UnB/CNPq).

Carina Flexor, Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Comunicação e do PPG-FAC da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Referências

ABPOD. PodPesquisa 2018. ABPod. 2018.

ABPOD. PodPesquisa 2019 - Hábitos de ouvintes de Podcasts brasileiros. ABPod. 2019.

BERRY, R. In: Kischinhevsky, M. (2020). O rádio está aprendendo muito com o podcasting. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4334. 2020.

BONINI, T. The ‘second age’ of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC, 41, vol. XVIII, p. 21-30, jul. 2015.

BUENO, W. Comunicação Científica e divulgação científica aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp., p. 1 – 12, 2010.

DELORS, J. (org.) Educação um tesouro a descobrir – UNESCO. São Paulo: Cortez, 1997.

DOMINGO, J.C. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.

FIGARO, R. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. In: Revista Fronteiras - estudos midiáticos. v. 16, n. 2, maio/agos. 2014.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. Porto

Alegre: Bookman, 2004.

GLOBO. Podcasts e a crescente presença entre brasileiros. Globo Gente, 2021.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

LOPEZ, D. C. & FREIRE, M. Inovação e narrativa multimídia em podcasts: um estudo de caso de Strange Bird. Revista Temática. ANO XVI. N. 06. JUNHO/2020 –NAMID/UFPB.

PINHEIRO, E. B. B., & DEL BIANCO, N. R. O rádio brasileiro no contexto da plataformização: experiências, impasses e desafios. Esferas, 1(23), 56-83, 2022a

PINHEIRO, E. B., & DEL BIANCO, N. R. A integração de Emissoras de Rádio All News Brasileiras às Plataformas de Streaming de Áudio. Revista GEMInIS, 12(3), 222–241, 2022b.

PINHEIRO, E. B. B., & ALVES, W. PLATAFORMIZAÇÃO DO RÁDIO: uma cartografia da atuação de emissoras brasileiras em plataformas de streaming de áudio. Anais [....] Brasília: UnB, 2022.

PINHEIRO, E. B. B., & BEZERRA, R. M. Cartografia da atuação de Emissoras Públicas de Rádio em Plataformas de Streaming de Áudio. Anais [....] Brasília: UnB, 2022.

ROSSETTI, R. Categorias de inovação para os estudos em Comunicação. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 27:(63-72) jul-dez, 2013.

SCOLARI, C. A. Literacia Transmedia na Nova Ecologia Mediática - Livro Branco. Espanha: Universitat Pompeu Fabra, 2018.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. Editora Atlas: São Paulo, 2010.

UNESCO. La Radio y Televisión Pública; ¿Por qué? ¿Cómo?. Montreal: UNESCO - Consejo Mundial de Radio y Televisión, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

PINHEIRO, Elton Bruno; FLEXOR, Carina. Contribuições da Rede UnBcast de Podcasts Universitários à Extensão, à Comunicação Pública e à Inovação . Participação, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 45–61, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/47901. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.