Conhecendo a natureza, defendendo a vida: um elo entre universidade e comunidade

Autores

  • Lucia Helena Soares-Silva Universidade de Brasilia
  • Conceição Eneida dos Santos Silveira Universidade de Brasília
  • Ana Beatriz Duarte Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Botânica na escola. Meio ambiente. Educação ambiental.

Resumo

O Projeto de ação Contínua "Conhecendo a natureza, defendendo a vida", foi criado e está sendo desenvolvido desde 2002 na Escola Classe 415 Norte, situada no Plano Piloto do Distrito Federal, e oferece Educação Infantil e a primeira fase do Ensino Fundamental (1º. ao 5º. ano). O projeto tem como carro-chefe o ensino de Botânica nas primeiras etapas da vida escolar, visando a familiarização dos estudantes com as ciências desde o princípio de sua vida escolar, evitando a rejeição freqüentemente observada  na vida universitária.  Esperamos ajudar a nascer, na criança,  amor e respeito pela natureza baseado no conhecimento adquirido. Porém o projeto não ensina apenas sobre plantas, mas tenta mostrar ao estudante que elas não vivem sozinhas e se relacionam umas com as outras e até com outros grupos como os animais, algas e fungos. É dessa maneira multidisciplinar sendo que a cada edição conta com a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como: Zoologia, Física, Química, Paleontologia, Artes Plásticas, Astronomia. Os trabalhos confeccionados pelos alunos durante as oficinas de trabalho tem sido apresentados anualmente na Semana Nacional de ciência e Tecnologia, onde o projeto mantém um estande desde a primeira edição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Soares-Silva, Universidade de Brasilia

Departamento de Botânica - Instituto de Ciência Biológicas. Doutora em Botânica pela UNICAMP. Pós-doutorado no National History Museum - Londres - UK. Área de atuação: Morfologia Vegetal e Taxonomia Vegetal

Conceição Eneida dos Santos Silveira, Universidade de Brasília

Professora doutora, associada, do Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas da UnB. 
Coordenadora do projeto nos anos de 2007 e 2008.

Ana Beatriz Duarte Vieira, Universidade de Brasília

Professora doutora, do Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Saúde da UnB.  

Referências

FREIRE, Paulo. In: Domesticar e Libertar, SANTOS, Renato Quintino dos. Educação e Extensão. Petrópolis/RJ, Vozes. 1986.
HOFMANN-GATTI, Thérèse; CASTRO, R. A. C.; OLIVEIRA, D. Materiais em Artes: manual para a manufatura e prática. Brasília, 140
p., 2007.
HOUAISS, Antonio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetivo. 2001.
MACIEL, Lucas Ramalho. Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira. Participação: p.10, n.18, 2010.
RIBEIRO, Darcy. Universidade pra quê? Brasília, UnB, 1986.
SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da; SANTOS, Gilmar Correia dos; MUNHOZ, Cássia Beatriz Rodrigues & RAMOS, Alba Evangelista.
100 árvores do cerrado: guia de campo. Brasília, Rede de Sementes do Cerrado. 278p. 2005.
SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da & PEREIRA, Benedito Alísio da Silva. + 100 árvores do cerrado ”“ Matas de Galeria: guia de campo.
Brasília, Rede de Sementes do Cerrado. 2009, 298 p.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

SOARES-SILVA, Lucia Helena; SILVEIRA, Conceição Eneida dos Santos; VIEIRA, Ana Beatriz Duarte. Conhecendo a natureza, defendendo a vida: um elo entre universidade e comunidade. Participação, [S. l.], n. 19, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23391. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.