Campus, campo, cidade... Itinerários de uma ludoteca

Autores

  • Esther Giacomini Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Geraldo Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Luciane Isabel Ramos Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Maria José de Oliveira Fontes Universidade Federal de Viçosa
  • Milton Ramon Pires de Oliveira

Palavras-chave:

Lúdico;. Eucação. Escola. Ludoteca.

Resumo

Muitas vezes as atividades lúdicas são vistas como não promotoras da aprendizagem, sendo excluídas das propostas pedagógicas e do cotidiano da infância. Com o propósito de incorporar o lúdico às práticas escolares regulares e mostrar os diversos benefícios das mesmas, a ludoteca da Universidade Federal de Viçosa implementa atividades de formação social, realizando vivências lúdicas e culturais no campus universitário. Quando a ludoteca itinerante se desloca para além do campus para desenvolver o trabalho em escolas localizadas nas áreas urbanas e rurais, suas atividades alcançam distantes e diferentes lugares. Nesse trabalho articulado com a rede pública de ensino, a realização de diagnósticos, a coleta de informações para iniciar as discussões temáticas, são atividades que antecedem as vivências lúdicas. Como resultado do trabalho, registrou-se aumento do interesse social das escolas por ações que valorizem o brincar, para a formação profissional da equipe que nela atua e dos demais educadores, além de ampliar o acesso dos alunos às brincadeiras no cotidiano infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther Giacomini Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação

Bruno Geraldo Alves, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em História.

Luciane Isabel Ramos Martins, Universidade Federal de Viçosa

Eespecialista em Educação

Maria José de Oliveira Fontes, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Psicologia.

Milton Ramon Pires de Oliveira

Doutor em Educação Brasileira.

Referências

ALMEIDA, P. N. (1998). Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. SP: Loyola.
BARBOSA, M. I. G. (2004). Infância, Espaço e Tempo: o cotidiano da educação infantil. Viçosa. Departamento de Educação (UFV).
BATISTA, R. (2004). A rotina no dia a dia da creche: entre o proposto e o vivido. Anais da 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em< http://www.anped.org.br/24/T0759014623249.doc.> Acesso em: 03 de abr. 2005.
CARDOSO, M. I. F. (2004). Conto de Histórias na Educação Infantil: as estratégias utilizadas pelos professores. Viçosa, Departamento de Educação - UFV.
FORQUIN, J.C. (1993). Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.
FRIEDMANN, A. (org.) (1992). O direito de brincar: a brinquedoteca. SP: Scritta: ABRINQ.
KISHIMOTO, T. M. (2005). O brincar e a linguagem. In. Faria, A. L. G. de e Mello, S. A. (orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas, SP: Autores Associados.
MAGALHÃES, C. M. C. & PONTES, F. A. R. (2002). Criação e manutenção de Brinquedotecas: reflexões acerca do desenvolvimento de parcerias. Psicologia Reflexão e Crítica, vol.15 n. 1, Porto Alegre.
OLIVEIRA, A. C. O. (2000). O brincar, a criança e o adulto. In RODRIGUES, R. P. (org.), Brincalhão: uma brinquedoteca itinerante. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 29-34.
OLIVEIRA, C. G. (2003) Da oralidade à escrita. A produção de textos na educação infantil. Viçosa, Departamento de Educação (UFV).
OLIVEIRA, M. R.P. et al. (2005). Para além do campus: a experiência da Ludoteca Itinerante da UFV. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 3, n.2.
PIAGET, J. e INHELDER, B. (1975). Gênese das estruturas lógicas elementares. RJ: Zahar Editores.
SANTOS, S. M. P. (org) (2000). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
WAJSKOP, G. (1995). Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

SILVA, Esther Giacomini; ALVES, Bruno Geraldo; MARTINS, Luciane Isabel Ramos; FONTES, Maria José de Oliveira; OLIVEIRA, Milton Ramon Pires de. Campus, campo, cidade... Itinerários de uma ludoteca. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24325. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.