Campus, campo, cidade... Itinerários de uma ludoteca
Palavras-chave:
Lúdico;. Eucação. Escola. Ludoteca.Resumo
Muitas vezes as atividades lúdicas são vistas como não promotoras da aprendizagem, sendo excluídas das propostas pedagógicas e do cotidiano da infância. Com o propósito de incorporar o lúdico à s práticas escolares regulares e mostrar os diversos benefícios das mesmas, a ludoteca da Universidade Federal de Viçosa implementa atividades de formação social, realizando vivências lúdicas e culturais no campus universitário. Quando a ludoteca itinerante se desloca para além do campus para desenvolver o trabalho em escolas localizadas nas áreas urbanas e rurais, suas atividades alcançam distantes e diferentes lugares. Nesse trabalho articulado com a rede pública de ensino, a realização de diagnósticos, a coleta de informações para iniciar as discussões temáticas, são atividades que antecedem as vivências lúdicas. Como resultado do trabalho, registrou-se aumento do interesse social das escolas por ações que valorizem o brincar, para a formação profissional da equipe que nela atua e dos demais educadores, além de ampliar o acesso dos alunos à s brincadeiras no cotidiano infantil.Downloads
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