Estudo sobre reprovação de calouros de cursos interdisciplinares de saúde

Autores

  • Gardênia da Silva Abbad1 Universidade de Brasília
  • Kelb Bousquet-Santos Universidade de Brasília
  • Andreia Araújo Lima Torres Universidade de Brasília
  • Clélia Maria de Souza Ferreira Parreira Universidade de Brasília
  • Diana Lúcia Moura Pinho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação Profissional. Rendimento Acadêmico. Reprovação. Interdisciplinaridade. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O objetivo da formação em saúde e preparar o estudante para o exercício de uma dupla identidade profissional de saúde, em que se e especialista de área e membro de equipe interdisciplinar. As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem a pratica interprofissional e a adoção de metodologias ativas desde o inicio dos cursos de saúde. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de calouros de cursos de saúde em duas disciplinas, investigando as relações entre repertórios de entrada e rendimento acadêmico. As disciplinas, planejadas em uma perspectiva multi e interdisciplinar, registraram um alto percentual de reprovação. Os resultados das analises mostraram que o desempenho dos estudantes na seleção para a instituição influencia o desempenho nas disciplinas. Alem disso, varias questões foram apontadas como possíveis causas de reprovação destes estudantes. As analises realizadas tem sido úteis a reestruturação das disciplinas avaliadas.

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Biografia do Autor

Gardênia da Silva Abbad1, Universidade de Brasília

Professora Doutora, Adjunto IV, do Departamento de Psicologia Social do Trabalho (PST/IP) e decana de Gestão de Pessoal da UnB,

Kelb Bousquet-Santos, Universidade de Brasília

Professora Doutora, Adjunto na Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade UnB Ceilândia-FCE, onde é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 

Andreia Araújo Lima Torres, Universidade de Brasília

Bacharel em Nutrição, doutoranda no programa Ensino na Saúde da UnB e vinculada à empresa Campos e Torres Consultoria, http://dicasdanutricionista.com.br , 

Clélia Maria de Souza Ferreira Parreira, Universidade de Brasília

Pedagoga, Professora Doutora, Adjunta, da Faculdade UnB Ceilândia-FCE e membro do Grupo Gestor do Projeto Pró-Ensino na Saúde, UnB.

Diana Lúcia Moura Pinho, Universidade de Brasília

Enfermeira, Professora Doutora, Adjunto na FCE e diretora da Faculdade UnB Ceilândia-FCE.

Referências

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

ABBAD1, Gardênia da Silva; BOUSQUET-SANTOS, Kelb; TORRES, Andreia Araújo Lima; PARREIRA, Clélia Maria de Souza Ferreira; PINHO, Diana Lúcia Moura. Estudo sobre reprovação de calouros de cursos interdisciplinares de saúde. Participação, [S. l.], n. 26, p. 39–47, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/21298. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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