Análise de conforto térmico em projeto padrão Proinfância, na cidade de Buritama/SP.
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.12Palavras-chave:
conforto térmico, simulação computacional, projeto escolar padronizado, arquitetura bioclimáticaResumo
A prática de projetos escolares padronizados é comum no Brasil por apresentar custos menores e rapidez na construção, no entanto, pode não ser benéfica ao conforto térmico do usuário no ambiente construído, por não considerar aspectos físicos e climáticos de cada localidade. O presente estudo tem por objetivo analisar o conforto térmico em projeto padrão de escola infantil do Programa Proinfância na cidade de Buritama/SP, zona bioclimática 6. Para tanto, utilizou-se o método de simulação computacional, através dos softwares Sketchup, OpenStudio e EnergyPlus para os cenários de quatro possíveis orientações de implantação, incluindo a implantação real da edificação. Mediante simulações, observou-se que os melhores resultados para o percentual de horas em conforto térmico não foram apresentados pela orientação de implantação real da edificação, Noroeste/Sudeste, mas pela orientação Oeste/Leste. Para a melhoria no percentual de horas em conforto da orientação real, que apresentou desconforto considerável para frio, foi proposto a redução dos beirais de sombreamento, visto que, nos estudos em carta solar, pôde-se perceber sombreamento excessivo nas salas analisadas. Os resultados obtidos mostram que a intervenção melhorou os percentuais de conforto térmico para os meses frios e manteve percentual satisfatório para o ano inteiro.
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